ESTUDOS APONTAM PARA SURGIMENTO DE NOVA FALHA NO MUNICIPIO
Local do segundo maior tremor de terra já registrado no Ceará no ano de 1991, a atividade sísmica tornou-se mais intensa no município de Irauçuba, zona norte do Estado, desde o último dia 09 de setembro.
Na região onde os eventos desta natureza são monitorados pelas estações sismográficas operadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN) os dados apontam para a ocorrência de mais de 30( trintas) tremores de terra somente nestes últimos oito dias.
O LabSis/RSisne que tem acompanhado a atividade sismica no Ceará informou que o maior tremor de ter ocorrido há 24 anos em Irauçuba chegou a intensidade de 4.9 graus e somente ficou atrás do evento registrado em Pacajús que teve magnitude de 5.2 no inicio dos anos 80. Ainda para técnicos da Defesa Civil do Ceará e da Federal do Rio Grande do Norte devido a zona epicentral encontrar-se em região diferente das demais, a possibilidade deque uma nova falha sismogênica haveria sido identificada na região seria considera, informa uma postagem do blog Sismos do Nordeste.
Post.Francisco Freire
c/ informações do Blog Sismos do Nordeste