CANTO DE PÁSSARO É FREQUENTE NAS NOITES ALCANTARENSES
Peitica |
Em Alcântaras-Ceará, mas precisamente na zona rural do município o canto de um pequeno pássaro tem deixado agricultores incertos da ocorrência de um bom inverno. Na pequena cidade, as velhas e antigas histórias ainda são transmitidas oralmente de pai para filho e revelam que os mais idosos aprenderam muito como o tempo.
Nossos agricultores tidos como profetas das chuvas, ao observar o comportamento dos animais como formigas, moscas, pássaros e como também de algumas árvores parecem adivinhar o futuro. Há cerca de três semanas um fato despertou a curiosidade de um dos integrantes de nossa equipe, ao ouvir durante altas horas da noite o canto da peitica que repetia encasadamente um som semelhante a palavra "vem-vem", resolvemos nos informar com pessoas mais experientes algo que respondesse o comportamento da pequena ave que sob o claro da lua e pousada sobre galhos secos atravessa as noites na incansável e penosa cantoria que pode ser ouvida a metros de distancia nas noites calmas da pequena cidade serrana. Segundo os mais idosos a Peitica costuma cantar em noites de lua clara, como quem clama pela chuva e somente pausa seu canto no raiá do dia, ainda segundo eles a pequena ave parecer advinhar a ocorrência de poucas chuvas, sempre que é ouvido o seu cantar por longas noites.
Para confirmar as informações pesquisamos na internet, fatos referente ao comportamento da ave que é da mesma família do bem-ti-vi e encontramos que segundo Gilberto Freire algumas tribos indígenas do Brasil consideravam o canto da Peitica como um agouro, e ao ouvir seu canto eles suspendiam suas atividades e retornavam para suas malocas. No Nordeste ainda hoje é usado a expressão "jogar peitica" que significa azarar. Além da Peitica o canto da acuã, a construção da casa do joão de Barro (porta), formigueiros na beira de rios, mel em enxames de abelhas dentre outras observações são indicativos da ocorrência de tempos de seca.
OUÇA O CANTO DA PEITICA
Post. F.F.C.Filho