'PESQUISA' REVELA QUE ESTABELECIMENTOS NÃO CUMPRIMENTAM CLIENTES
Uma pesquisa realizada em Alcântaras durante uma aula de campo de um curso profissionalizante apontou por amostragem que a média do atendimento em Alcântaras no Ceará é de apenas 4,5.
Na pesquisa onde dez quesitos sobre o comportamento do profissional de atendimento ao cliente foram analisados os dados refletem que os atendentes não costumam saudar e/ou cumprimentar seus clientes, colocando o aperto de mão em último lugar.
Em contrapartida em 60% dos estabelecimentos visitados foram registrados olho no olho e bom tom de voz durante o atendimento, seguidos da observação e espaçamento pessoal correto. A atenção ao que o cliente procura e/ou deseja teve média de 50%, ou seja, de cada 10 estabelecimentos cinco dão a devida atenção a sua clientela.
Com níveis mais baixos ficaram o sorriso natural; a postura do profissional; aparência e os gestos manuais o que teoricamente indica que no municipio os profissionais que lidam com clientes não sorrir e não portam-se da maneira correta ao receber o cliente. No quesito aparência situações como higiene pessoal precária e gestos manuais indevidos também foram visualizados o que em muitos casos pode constranger o cliente.
A pesquisa indicou ainda que o atendimento em Alcântaras está longe do desejável e que o comércio da pequena cidade parece despreparado para conquistar e bem atender grande parte de sua clientela mesmo com uma taxa de concorrência de 80%. Em relação a "média nacional" na pequena cidade a nota do atendimento está muito aquém do desejável quando no Brasil a mesma varia entre 7,0 e 8,0.
Post.Francisco Freire