PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

NOTAS DE UM DESTINO - CAPÍTULO 55

10 março, 2014


***Capítulo 55***
Evaristo: Achei que tivesse sido claro o suficiente ao dizer que para você, nada de Sr. Gouveia e Couto. Insisto, prefiro que me chame de Evaristo.
Rosa Maria: Ainda não me sinto na liberdade de tratar assim o nosso maior benfeitor. Lembre-se: o senhor não é mais que um benfeitor, e nada me fará pensar o contrário.
(Evaristo tira uma pulseira de esmeraldas e brilhantes do bolso e a oferece a Rosa Maria)
Evaristo: Nem isto?
(Rosa Maria pega a pulseira e a admira.)
Rosa Maria: Nem isto, Sr. Gouveia e Couto!
(Rosa Maria joga a pulseira no chão)
Evaristo: Por que veio aqui?
Rosa Maria: Pelo mesmo motivo pelo qual o senhor me convidou: pra me divertir mais!
Evaristo: (beijando a mão de Rosa Maria): Cedendo a minha pretensão, Rosa? Cederá aos meus caprichos?
Rosa Maria: Assim não estaria me divertindo, Sr. Gouveia e Couto.
Evaristo: Então?
Rosa Maria: Minha diversão consiste em negar suas pretensões!
Evaristo: Não acredito! Ainda não se deu conta? Eu estou interessado em você. E não vou deixá-la em paz enquanto você não corresponder aos meus sentimentos.
Rosa Maria: Digamos que eu correspondesse aos seus sentimentos. O que eu ganharia com isso?
Evaristo: Seria uma mulher poderosa e temida. Teria autoridade e várias pessoas a seus pés.
Rosa Maria: Proposta interessante. Prometo que vou pensar. Lhe peço um tempo, por favor.
Evaristo: Quanto?
Rosa Maria: Quando eu tiver uma resposta concreta, eu me comunico com o senhor. Até lá, não me procure, pois eu detesto me sentir pressionada.
Evaristo: Não se preocupe. Saberei esperar.
(Em casa, Rosa Maria reflete. Um filme das lembranças de sua vida passa na sua mente:)
Lembranças: “Eu, Demétrio Gomes, no pleno gozo de minhas faculdades mentais, declaro pois ser minha última vontade que todos os meus bens se tornem propriedade única e exclusivamente de minha noiva Rosa Maria Parker-Smith, as casas, as ações na Bolsa de Valores, as fazendas, tudo será dela. Porém, não poderá dispor desta importância enquanto não cumprir com as minha condições. A primeira: terá de ter 20 anos de idade, Segundo, não poderá casar-se, Terceiro, e o mais importante: deverá se empenhar no serviço aos mais necessitados: pois para que ela se lembre, de onde saiu e que não é melhor que ninguém. Sugiro que se filie a um partido político sério, claro que tenha como objetivo a ajuda aos carentes e não o enriquecimento de si. Sem mais a dizer, desejo que seja muito feliz. Demétrio Gomes” (Demétrio, capítulo 37)
Digamos que eu correspondesse aos seus sentimentos. O que eu ganharia com isso?
Seria uma mulher poderosa e temida. Teria autoridade e várias pessoas a seus pés.” (Rosa Maria e Evaristo, capítulo 55)
Rosa Maria: Ai, meu Deus do céu! Que que eu faço?

Post. Augusto Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License