ALCÂNTARAS É O 3º MUNICÍPIO QUE MENOR AVANÇOU EM GESTÃO FISCAL NO CEARÁ
O município de Alcântaras, zona norte do Ceará, está entre as 10 cidades com menor
De acordo com o ranking apresentado pela Federação, a pequena cidade serrana estaria na 4945ª colocação entre 5.164 municípios avaliados no que refere-se ao avanço de melhor aplicação de recursos públicos, e seria o terceiro município cearense, dos dez com menor avanço na gestão fiscal, em referência ao ano de 2011, onde o gasto com pessoal teria sido superior aos investimentos. Neste último caso, Alcântaras só apresentaria melhor desempenho, sobre a cidades de Canindé(2º) e Frecheirinha (1º).
Do outro lado, com melhor destaque no IFGF, dos 180 municípios cearenses avaliados, São Gonçalo do Amarante teria sido apontado com o município que melhor administrou seus recursos em 2011, ocupando a 17ª colocação no ranking nacional, superando a própria capital que ficou na 581ª colocação entre todas as cidades brasileiras e no 5º lugar em relação aos municípios cearenses.
Ainda conforme dados da ultima edição do Índice Firjan de Gestão Financeira -IFGF, publicado em 2013, Alcântaras produziria o equivalente à apenas 0,323 de sua receita, sendo a 177ª cidade do Estado com menor índice arrecadação própria. Em relação ao Gasto com pessoal, o município estaria na 153ª posição entre os 180 municípios avaliados. Já em referência ao ranking das cidades com melhor investimento, Alcântaras teria avançado em 2011 e estaria na 115º posição no Ceará e na 3084ª a nível nacional, mas concentrando-se ainda entre 56(31,1%) cidades cearenses com conceito D em investimento. Por fim em relação ao comprometimento do orçamento com pagamento de juros e amortizações de empréstimos contraídos em exercícios anteriores( Custo da Dívida) o município estaria em situação confortável, uma vez que seria 57ª cidade cearense com menor índice, situando-se para aquele ano no conceito B.
Post.F.F.C. Filho
Com informações do Sistema FIRJAN