PLACA INDICATIVA FOI AFIXADA AS MARGENS DO AÇUDE PINGA
Devido o baixo volume hídrico do Açude Pinga em Alcântaras a Superitendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará - SEMACE em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos - COGERH proibiram a pesca na barragem.
Uma placa indicativa foi fixada nesta última semana na margem esquerda do reservatório que encontra-se com menos de 5% de sua capacidade total e que concentra a vida aquática em sua base proximo a parede de barramento.
Com pouca água os peixes já não se reproduzem e as algas antes submerssas começam a morrer pela forte insolação. Aproveitando-se da falta de alimentos na barragem algumas pessoas realizam a pesca predatória no Açude e ameaçam reduzir bruscamente o cardume local. Infelizmente este tipo de pratica torna-se mais frequente no periodo da Quaresma onde o consumo de peixe aumenta. A placa expressa visilmente a proibição de pesca no local e informa o numero do Disque Natureza para a formalização de denuncias sobre praticas que infrigam a medida preventiva.Colabore fiscalizando e denuncie qualquer atitude de pesca ilegal na barragem através do 0800 275 2233.
Post. Francisco Freire
Imagem: Edilson Angelo