EM ALCÂNTARAS-CE ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL
CRIAM BLOGs COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO
Alunos da Escola Francisco de Almeida Monte ( Colégio Estadual), situada em Alcântaras-Ceará estão criando blogs na internet como ferramenta de aprendizado. A novidade faz parte do processo avaliativo de aprendizagem da disciplina de História nas turmas de 3º ano do ensino médio, cuja professora é Érica Porfilho.
A iniciativa que muito mais envolve os estudantes tem como objetivo a criação dos blogs para que os próprios alunos publiquem assuntos relacionados a conteúdos da disciplina.
Somente neste semestre pelo menos 03 ambientes virtuais foram criados pelos alunos para a publicação de artigos, matérias e curiosidades sobre o acontecimento, entraves e consequências da Segunda Guerra Mundial. Os alunos que formaram equipes de pares e ímpares disputam entre si, e são avaliados pela professora conforme o número de acessos, layout do blog, e qualidade dos posts publicados.
Somente neste semestre pelo menos 03 ambientes virtuais foram criados pelos alunos para a publicação de artigos, matérias e curiosidades sobre o acontecimento, entraves e consequências da Segunda Guerra Mundial. Os alunos que formaram equipes de pares e ímpares disputam entre si, e são avaliados pela professora conforme o número de acessos, layout do blog, e qualidade dos posts publicados.
Com muita criatividade, interatividade e com conteúdos bem fundamentados os alunos da escola estadual já lançaram na rede mundial de computadores os blogs: Guerra Par, Portal Impares e blog Aliados contra Eixos. Todos os três sítios já foram alimentados pelos alunos com matérias referente a segunda guerra mundial e já estão disponíveis para visita.
Na atualidade uma das apostas do ensino aprendizagem é a inserção das chamadas TICs, ou seja , a Tecnologia da Informação e Comunicação. No Brasil os avanço tem sido significativo com a introdução da internet nas escolas através dos laboratórios de informáticas, além do uso de equipamentos eletrônicos como data shows, tablets, vídeo aulas , além de trabalhos que cotidianamente usam como fonte a internet e até mesmo o Ensino de Educação a Distância ( Ead). Mas muito embora esta mudança seja uma realidade, poucas ainda são as instituições que efetivamente fazem uso de recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem, sobretudo devido o conservadorismo de alguns professores que não conseguiram acompanhar/adaptar-se este este novo modelo educacional.
Neste sentido a iniciativa do Colégio Estadual constitui uma inovação na vida destes estudantes, que sentem-se muito mais atraídos, envolvidos e empenhados no processo de aprendizado perante a era da informação virtual.
Na atualidade uma das apostas do ensino aprendizagem é a inserção das chamadas TICs, ou seja , a Tecnologia da Informação e Comunicação. No Brasil os avanço tem sido significativo com a introdução da internet nas escolas através dos laboratórios de informáticas, além do uso de equipamentos eletrônicos como data shows, tablets, vídeo aulas , além de trabalhos que cotidianamente usam como fonte a internet e até mesmo o Ensino de Educação a Distância ( Ead). Mas muito embora esta mudança seja uma realidade, poucas ainda são as instituições que efetivamente fazem uso de recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem, sobretudo devido o conservadorismo de alguns professores que não conseguiram acompanhar/adaptar-se este este novo modelo educacional.
Neste sentido a iniciativa do Colégio Estadual constitui uma inovação na vida destes estudantes, que sentem-se muito mais atraídos, envolvidos e empenhados no processo de aprendizado perante a era da informação virtual.
Post. F.F.C.Filho