PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

MUNICIPIOS CEARENSES COREM RISCO DE COLAPSO HIDRICO

04 julho, 2012

 ALCANTARAS SE REUNE NA SEXTA PARA DISCUTIR RACIONAMENTO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA

Em reportagem publicada hoje pelo Diário do Nordeste, está expresso que a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) já manifestou preocupação com Municípios que despontam para entrar em colapso no fornecimento de água tratada.

Segundo o jornal, são 11 reservatórios que apresentam níveis de capacidade de água abaixo de 20% e mais 12 com total de reservas inferior a 30%. Esses percentuais deverão diminuir até começo da próxima estação chuvosa, pela falta de chuvas, aumento da evaporação e, sobretudo, no atendimento da demanda. A situação mais crítica envolve os Municípios de Tauá e Baixio, onde as reservas dos açudes estão a baixo dos 12%. Atualmente, a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh)estima um acúmulo de 64% da capacidade, com uma perda de, pelo menos, 1% a cada mês. Esse percentual corresponde a 1,6 bilhão de metros cúbicos de água.

EM ALCAÂNTARAS-CE
Nesta mesma perpectiva, e com o principal objetivo de discutir o processo de racionamento de água do Açude Pinga ( responsável por 99% do abastecimento de água urbano) o município de Alcântaras através da Cogerh, Cagece, Condema e Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente promoverá nesta sexta-feira,06, a partir das  8:30M no Centro de Referência e Assistência Social- CRAS o Seminário de Simulação de Esvaziamento do Açude Pinga e apresentará as estratégias para a campanha de racionamento para os proximos 5/6 meses.

O Açude Pinga já encontra-se com menos de 70% de sua capacidade de armazenamento de água e apresentou uma "queda" no volume de água visivel nos último três meses. Segundo informações repassadas extra oficiais por representantes da Cagece no município, em todo o periodo chuvoso o reservatório teria acumulado apenas 7mm de todas precipitações o que já ameaça o abastecimento regular de agua tratada. 

 Conforme debatido em reunião ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente- COMDEMA dentre as ações previstas para racionamento imediato estão a 'proibição' de utilização de água da rede para lavajatos e obras da construção civil. O município que também já decretou situação de emergência devido a estiagem já abastece 09 comunidades rurais com caminhões pipa e prevê um aumento desta demanda para 25 até o final de setembro.

Post. Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License