PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CEARÁ DEVERÁ GEORREFERENCIAR SEUS MUNICÍPIOS ATÉ O FINAL DO ANO

29 maio, 2012

EM 63 MUNICÍPIOS CEARENSES JÁ FORAM FEITOS ESTUDOS DE REDEFINIÇÃO DE LIMITES

Limites intermunicipais de Alcântaras-Ceará
Até o final de 2012 o Estado do Ceará deverá georreferenciar os limites dos seus 184 municípios. A Lei atual de limites municipais data de 1951 quando o estado possuia apenas 99 cidades.


No momento a Comissão de Triagem  formada por representantes da Assembléia Legislativa, Ipece e IBGE avaliam os limítrofes municipais da Região Metropolitana de Fortaleza. Nesta etapa pelos menos 15 municipios serão redefinidos e georreferenciados. Os maiores problemas identificados estão entre os limites intermunicipais de Maracanaú e Fortaleza e Itaitinga e Fortaleza. Moradores destas áreas chegam a receber duas faturas de energia e água por conta da indefinição da municipalidade da area.


Até o final deste ano a Assembleia Legislativa pretende apresentar a Lei de consolidação dos limites intermunicipais da 184 cidades cearenses, bem como o atlas georreferenciado de todo o estado. Após as redefinições da RMF a Comissão de Triagem deverá realizar estudos nas regiões da Serra da Ibiapaba, Macico do Baturité, Litoral Oeste, Sertão Central e Sertão dos Inhamus.


Confira a reportagem: Diário do Nordeste


EM ALCANTARAS-CE
O município fundado em  dezembro de 1957 e instalado em março de 1959 no passado pertenceu as cidades de Massapê e Meruoca, mas  após conquistar sua emancipação política Alcântaras teve sua área geográfica delimitada cartograficamente. Entretanto mais de 5 décadas depois a cidade enfrenta indefinições quanto aos seus verdadeiros limítrofes. 


O mapa do pequeno município que hoje possui quase 11mil habitantes faz referência que seus limites encontram-se como o de Massapê, entretanto em alguns mapas elaborados por órgãos estaduais apontam apenas limítrofes como os municípios de Sobral, Coreaú, Meruoca e Moraújo.


A situação ficou mais evidente quando na década de 90 comunidades rurais como a região do Sítio Maia e Bela Vista eram atendidas pela cidade vizinha de Meruoca o que gerou uma batalha judicial entre os dois  municípios. A prefeitura de Meruoca que na época havia construído escolas e postos de saúde mandou demolir os prédios após 'perder' o domínio sobre a região. Outra questão em análise refere-se a comunidade de Carnaubinha apontada como território de Alcântaras mas cujo recebe assistência de Massapê e a região de Buqueirão a qual prefere ser assistido pela cidade de Sobral.


Post. Francisco Freire


Post. Portal Jovem
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License