EVENTO REUNIU LIDERANÇA, PROFESSORES E ESTUDANTES
| Banner de Camopanha Ceará 2012 |
O município de Alcântaras, situado na Região Norte do Ceará esteve realizando pela primeira vez a Festa Anual das Árvores. O Evento que é promovido pela SEMACE em parceria com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente desde de 1993 em todo o estado, foi comemorado em 2012 em 73 municipios distribuidos em várias regiões de todo o Ceará.
Em Alcãntaras, a programação que ocorreu durante os dias 27 e 28 reuniu lideranças comunitárias, religiosas, representantes de ONG's ambientalistas, integrantes do COMDEMA além de professores e alunos no Kátia Clube para debater estratégias e uma nova cultura de se produzir no campo e assim preservar o meio ambiente.Para isso vários projetos e programas desenvolvidos no municipio foram apresentados, bem como novas culturas agrícolas que podem servir de apoio e geração de renda para a Agricultura Familiar.
A Festa Anual das Árvores de 2012 trouxe como planta homenageada o ipê-branco ( Tabebuia roseoalba), uma árvore brasileira, nativa do cerrado e do pantanal, mas encontrada também na caatinga do Nordeste. Seu nome é originário do tupy-guarani e sinifica : "árvore de casca grossa". Esta planta é como planta do mel no Brasil e na Argentina.
O Ipê apresenta portes de pequeno a médio, e pode chegar a uma altura de 16 metros, produz sombra , principalmente no verão. Suas flores são branças e levemente rosadas. Embora seja pouca cultivada no Ceará, esta árvore é bastante usada por sua beleza ornamental para o arborismo de árvores, jardins e avenidas em muitas cidades do Sul e do Sudeste.
Na Serra da Meruoca, é possivel identificar a ocorrência da planta, que torna-se mais vísivel na época de florescimento, onde fica parcialmente branca e bastante vistosa. A mesma também é usada para reflorestamento de areas devido de sua fácil adaptação a terrenos secos e pedregosos.Por este motivo Alcântaras esteve recebendo 60 mudas do ipê-branco que deverão ser plantados nos diversos ambientes publicos da cidade que possuem jardim.
Além de Alcântaras, os municipios da Zona Norte/Litoral Norte que participaram da Festa Anual das àrvores foram: Acaraú; Amontada; Bela Cruz; Camocim; Cariré; Coreaú; Forquilha; Ibiapina; Ipú; Itarema; Massapê; Reriutaba; São Gonsalo; São Benedito; Sobral, Tuturú e Viçosa do Ceará.
Postagem: Francisco Freire
