CAGECE REALIZA PROJETO PILOTO DE TRANSFORMAÇÃO DE DEJETOS EM GÁS
Do Jornal Diário do Nordeste
Desde junho, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) aproveita os resíduos da Estação de Tratamento de Efluentes do Aracapé para utilizá-los na geração de energia elétrica, evitando assim contribuir para o agravamento do chamado efeito estufa e gastando menos energia convencional.
O monitoramento da estação no tocante à produção do gás já acontece há um ano, conforme o biólogo da Companhia Silvano Porto Pereira. "O início do uso do gás se deu só no fim de junho último. A motobomba passou a exercer a função das eletrobombas. Ainda nesta semana, vamos passar a operar um gerador a biogás e algumas luminárias. O nosso propósito é de que a estação sirva de aprendizado, teste e avaliação de algumas tecnologias para esse gás. Antigamente, ele era produzido e liberado para a atmosfera, ou seja, desperdiçado".
Esse desperdício, conforme lembra Silvano, ajudava a provocar o mais efeito estufa, contribuindo para o aquecimento global. "Com o projeto, estamos avaliando qual a melhor maneira de aproveitar esse gás".
O processo se inicia na estação de tratamento, para remover resíduos sólidos, lixo e areia. Após essa fase preliminar, o esgoto é bombeado para dentro de dois reatores anaeróbicos: é onde começa o tratamento e conversão da matéria orgânica em lodo, que é secado e enviado para o aterro sanitário", conta Silvano.
O outro elemento desse processo é o biogás, que tem na sua constituição como principal componente o metano, o gás natural, o mesmo que se usa nos veículos, porém com algumas diferenças, de acordo com o biólogo. "Enquanto no gás natural veicular a composição de metano é de 89% e mais a ajuda de outros gases que melhoram a queima, aqui no biogás é produzido em média 75% de metano. É uma concentração menor mas acima do que se podia esperar". LEIA MAIS NO SITE DO DN
Postagem: blog Portal Jovem