VANTAGENS E DESVANTAGENS DA PAVIMENTAÇÃO DA CE 241 -
TRECHO ALCÂNTARAS-COREAÚ
Tudo na vida tem um preços, e toda mudança há um risco... Com o progresso surge oportunidades, crescimento, desenvolvimento e expansão do conhecimento.Na tocante, procareremos nesta postagem avaliar os riscos e as vantagens que a cidade de Alcântaras terá a respeito do fácil acesso entre os dois municipios, possibilitado devido a pavimentação da CE 241.
Alcântaras é uma cidade pacata situada ao norte do Ceará.Segundo o último Censo do IBGE o municipio possui uma população equivalente a 10.773 habitantes. O municipio também apresenta segundo dados divulgados pelo IPECE um dos piores Indices de Desenvolvimento Municipal do Ceará - IDM, estando na 180º colocação entre todos os municipios do Estado. Mesmo assim é um dos municipios cearenses com menor percentual de pobreza 49,7%, indice menor que seu municipio vizinho Sobral. A politica administrativa vive um momento delicado, somente nos útimos oito anos Alcântaras teve dois Prefeitos com mandato suspenso pelo TRE, devido corrupção o que acarretou na realização de Eleições Suplementares em junho deste ano.
Apesar de tantas divergências, Alcântaras tem "avançado" nos últimos cinco anos, devido o investimento do setor privado,com a implantação e abertura de novos estabelecimentos comerciais como lojas, farmácias, boutiques,opticas, agências bancárias, mercantis e outros estabelecimentos que impulsionam a economia local, gerando mesmo que em pequena escala emprego e renda para a cidade.
Outra consquista de nosso municipio foi a implantação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará- EMATERCE,Construção de novos Postos de Saúde da Familia - PSFs, Construção de quadras esportivas,Aquisição de novos ônibus escolares, Construção do predio do poder legislativo, Terraplaneamento do novo estádio municipal, Federalização do Festival de Quadrilhas, Abertura da Av. Vigilio Távora, Ampliação da Rede de Agua e Esgoto, Pavimentação da CE 241 dentre outros beneficios conseguidos visando garantir o bem estar da população.
Porem como tudo nesta vida, o progresso tambem tem suas duas versões ou lados, fatores que devem ser analizados criteriosamente antes de pensar em beneficiar a população. Vejamos:
Com a implantação da EMATERCE. o agricultor terá maior facilidade em contactá-la e utilizar seus serviços, mas em contrapartida deverá obedecer os critérios e condições de auxilio da empresa, o que para alguns é visto como ameaça, devido seu modo particular de lhe dar com a Terra.
Relacionado a construção dos novos postos de saúde, desafogamos a Unidade Básica de Saúde, mas os mesmos foram construidos em áreas de dificil ou longe acesso para alguns usuarios, além de não disponibilizar equipe de plantão durante toda a semana naquele ponto, o que interfere em seu funcionamento.
Sobre a Av.Virgilio Távora, a obra foi concluida, mas a mesma encontra-se sem iluminação publica o que proporciona a pratica de violência urbana, como já resgitrada na Festa do Municipio em 2010.
Mas o ponto mais questionável de nossa enquete é a pavimentação da CE 241. Inicialmente a rodovia seria totalmente alargada, fato que culminou em polêmica sobre a desapropriação de casas as margens da CE, porém esta etapa foi suspensa e a estrada está sendo pavimentada com residências que ficam a menos de 1m do meio fio como aconteceu no Sitio Espirito Santo, um risco para os moradores. Outro fator que merece destaque seria o rebaixamento de ladeiras devido a alta inclinidade, o que pode provocar acidentes, principalmente para transportes de cargas que poderão utilizar o acesso, como ja aconteceu no passado quando um veiculo tombou ao subir a ladeira.
Nossa ultima posição é que o facil acesso facilitará a vinda/fulga de marginais, quadrilhas que provocam roubos a carros fortes, explodem caixas eletrônicos em Agências Bancárias ou procuram esconder-se, fato registrado em anos anteriores quando a agência dos Correios foi assaltada e, já neste ano quando um casal de idosos foi agredido no Sitio Doutor por uma turma de denequentes.
Em contrapartida o comércio de Alcântaras e Coreaú sofrerar expansão devido o intercâmbio, o trânsito das cidades deverão seguir as normas do Detran, devido a constante fiscalização da PRE - Policia Rodovia Estadual. O turismo na Serra poderá ser uma crescente área de investimento, e maior efetivação do Ecoturismo com a construção de pousadas, hóteis, restaurantes. Municipes de Alcântaras poderão usufruir dos serviços do INSS e Banco do Brasil nas agência de Coreau, devido a facilidade de deslocamento e agilidade e rapidez no atendimento.Outo fator relevante será a expansão e participação nos eventos culturais como Festivais de Quadrilhas , Festa de Padroeiros, Expo Vale, Dia do Municipio, Carnaval, dentre outros o que integrará uma maior comunicação e envolvimento entre moradores de ambos os municipios.
Isso é o custo do progresso !!!
Postagem: Francisco Freire - Blog Portal Jovem