OBRAS NO METRÔ DE SOBRAL CAMINHAM DE FORMA ACELERADA
Em Sobral -Ceará, município situado ao norte do estado as obras de construção de seu metrô caminham em estágio acelerado.O metrô que terá 12Km de extensão distribuídos ao longo do perímetro urbano da cidade que é polo regional, será operado com veículos leves sobre trilhos (VLTs) aproveitando a malha ferroviária já existente no município.A obra é do Governo do Estado do Ceará e o valor investido é equivalente a R$:38,7milhões. O sistema ser implantado em Sobral terá dois ramais e 12 estações.
No primeiro ramal com 6,4km serão cobertos os bairros: Sinhá Sabóia - COHAB II, Dom Expedito, Boulevard do Arco,Coração de Jesus, Dom José e Sumaré. O segundo ramal com extensão de 5,7 ligará o polo industrial da empresa de calçados Grendene S/A ao bairros: Expectativa, COHAB III,Junco e Terrenos Novos, neste ramal serão construídas 05 estações.
A estrutura metálica da estação em frente a Grendene encontra-se em estágio de armação, os trilhos utilizados para a locomoção dos VLTs passarão por trechos de antigas ciclovias, como na Avenida Pimentel Gomes no Bairro da Expectativa, e utilizarão trechos da malha ferroviária já existente.
O empreendimento vai estruturar o sistema de transporte urbano da cidade de Sobral e visa oferecer melhoria na qualidade de vida dos sobralenses e de seus visitantes. A previsão de conclusão da obra é para o final de 2012, a empresa responsável é Engexata Engenharia Ltda que venceu a concorrência publica do processo licitatório.
Sobral será o segundo municipio a operar VLTs no Ceará e contar com serviços de metrô, tendo sido a primeira Juazeiro do Norte em conjunto com o município de Crato na Região do Cariri no ano de 2009. As duas cidade utrapassaram a capital cearense que há 10 anos realiza obras na construção do METROFOR, o primeiro veículo leve sobre trilhos encontra-se em exposição nas mediações do anel viário para que dirige-se a cidade de Massapê, nas ligações das Avenidas Dr. José Euclides, com a Av. Pimentel Gomes no Bairro Coração de Jesus.
Postagem: Francisco Freire
Com informações do Sites COHAB II e Jangadeiro Online