CIDADANIA: ÁGUA PARA TODOS
click para ver a fonte |
A água é o maior bem universal, sem ela a vida na terra não existiria.Entretanto apesar de sua imensa valiosidade aos seres vivos a água virou polêmica nas ultimas décadas pela ação danosa praticada pelo homem, que vêm poluindo aquíferos, rios e outros reservatórios de água em todo o planeta, contibuindo para o agravamento das mudanças climáticas e ameaçando os recursos hidricos e consequentemente a vida na Terra.
Além disso várias regiões do mundo já carecem de água, como é o caso do nordeste brasileiro, onde a as precipitações e distribuição são irregulares, afetando diretamente na perpectiva de vida e sobrevivência na região.Diante da situação o Governo Federal lançou grandes projetos para o combate a seca, mas nem sempre a grande maioria é atentida como acontece como o Canal da Integração segundo ONG's que estudam e executam trabalhos voltados ao homem do campo.
Devido tantos impasses, Organizações Não Governamentais instaladas em todo o nordeste buscam de maneira prática e acessível desenvolver iniciativas que garantam água e de senvolvam de forma sustentável as comunidades rurais.
O Ceat - Centro de Apoio ao Trabalhador, é uma das instituições que trabalham alternativas junto ao homem do campo, instalada em Sobral-CE o Ceat desenvolve ações de incentivo as diversas famílias da Região Norte do Estado, como por exemplo o P1MC - Programa 1 Milhão de Cisternas do Governo Federal, segundo Ana Lídia - Instrutora da ONG o projeto comtempla comunidades rurais com associações organizadas, onde é realizado o levantamento das familias a serem atentidas e executado no período de um dia e meio uma "capacitação aos participantes com o curso e GRH, posteriormente as Cisternas de placa são contruidas em cada casa comtemplada, as mesma possuem um potenção de armazenamento equivalente a 6.000 Litros de água. Em Alcantaras diversas comunidades foram comtempladas como a ação:
Na primeira etapa foram construidas cistenas no Sítio São Bernado, Disterro, Flores, Rosápoles, São Luiz, Quandus, Belém e São Bento.
Na segunda estão previstas para beneficiamento: O Sitio Silva,Macacos, Tábuas, Jardim, Santa Bárbara, Alegre , Sitio Penha, Bom Jesus e Tope.
Vale ressaltar que o Ceat trabalha em parceria com intituições locais como Sindicatos Rurais e Associações Comunitárias, visando indentificar as dificuldades e viabilidade do projeto para cada região do municipio.
Texto: F.F.C.F