PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

EXPORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

16 julho, 2011

METADE DOS MUNICIPIOS BRASILEIROS TEM DENUNCIA DE ABUSOS SEXUAIS

Abusar sexualmente crianças e adolescentes é crime previsto em Lei, mesmo assim 50% das cidades brasileiras apresentam registros deste tipo de violência. 

O abuso sexual pode ocorrer de várias formas sendo os principais a Pedofilia, o estrupo, assédio sexual e a exploração sexual profissional.Os casos podem ocorrer em ambientes  comum e inesperados como dentro da própria família, na escola, nas ruas, pela internet, telefone e em outros lugares.

Geralmente o abusador é um adulto, mas pode acontecer de um adolescente abusar sexualmente de uma criança, seja através do contato físico ou sem contato físico, como consequências a vítimas podem apresentar sequelas físicas, psicológicas e comportamentais.

Na maioria das vezes que acontece um abuso sexual, o abusador é uma pessoa que possivelmente a criança confia. Existe uma tendência das pessoas acharem que o molestador se enquadra na descrição de alguém que sofre de distúrbios psicológicos (será pedófilo somente se possuir uma preferência sexual por crianças pré-púberes), um psicótico portanto, ou então num homossexual em geral; nada mais enganoso. Pesquisas demostram que o perfil da grande maioria dos abusadores são homens heterossexuais e as vítimas são meninas. Segundo AZEVEDO e GUERRA (2000) os agressores sexuais de crianças e adolescentes que sofrem distúrbios psiquiátricos são uma minoria. São pessoas aparentemente "normais", com laços estreitos com a vítima. Pode ser uma pessoa da família, como pai, padrasto, avô, primos, tios, alguém conhecido e supostamente de confiança, como vizinhos, amigos dos pais, ou mesmo alguém com estatuto de confiança social (educadores, padres, pastores, etc.) - Wikipédia

Devido o indice  alarmante de denúncias e  a realização da Copa de 2014 no Brasil, a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carmen Oliveira, explicou que o aumento do número de denúncias se deve à maior conscientização da população sobre a importância de apontar irregularidades e proteger as crianças. Carmen afirmou ainda que o Governo terá atenção especial com as cidades que têm grandes obras em andamento, por atraírem muitos homens desacompanhados das famílias.

Leia a reportagem completa no Jornal o Povo 

Para efetuar uma denuncia utilize o Disque 100 - um importante instrumento no combate ao problema, o mesmo funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. A ligação é grátis,As denúncias poderão também ser feitas por  e-mail disquedenuncia@sedh.gov.br ou através dos Conselhos Tutelares instalados nos municipios. 

Em Alcântaras as denuncias poderão ser feitas através dos números (88) 3640.1043 ou 88357761, a sede do Conselho fica Situada na Rua Pedro Caetano, Bela Vista e funciona de segunda a sexta no horário das 8H a 16H, aos finais de semanas é montado o plantão dos conselheiros e disponibilizado a lista em locais publicos como Escolas, Hospitais e outras reparticões.

Postagem: Francisco Freire (nci_freire@hotmail.com)
Com informações dos sites Wikipédia e Povo Online
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License