60% DOS RÉUS EM PROCESSOS DE DESVIOS DE RECURSOS SÃO PREFEITOS
O diretor do Departamento de Patrimônio Público e Probidade Administrativa a Advocacia-Geral da União (AGU), André Luiz de Almeida Mendonça, afirmou que 60% dos réus em processos relativos ao desvio de recursos são prefeitos e ex-prefeitos. Segundo ele, os principais problemas estão nos recursos repassados por convênios na área da saúde e da educação.
O advogado ressaltou o trabalho da AGU para conscientizar gestores e a sociedade em geral sobre a importância de serem fiscais na aplicação dos recursos públicos.
Uma das saídas está na educação do cidadão, para que os futuros gestores sejam mais responsáveis na gestão dos recursos públicos", afirmou.
A análise e o julgamento das contas dos gestores públicos levam em conta se os desvios foram resultados de má-fé ou de falta de estrutura, especialmente das prefeituras.
De acordo com o subsecretário-geral de Controle Externo do TCU, Guilherme Almeida, na avaliação do tribunal, boa parte das falhas são relativas ao despreparo do gestor.
Lá vou eu: Tem prefeito que anda dormindo de calça e camisa, e com a mala pronta do lado da cama. É que a PF quando chega, muitas vezes é de madrugadinha ainda. E não fica bem o "caba", além de ser algemado, entrar de pijama no camburão (é o novo).
Postado por Tadeu Nogueira do blog Camocim online
"É um alerta ao novo prefeito de Alcântaras, que tem um grande compromisso nos próximos meses! Com um pequeno intervalo de tempo como prefeito, não poderá fazer desvio de conduta... aí já seria demais!!!!!"
Postagem: blog Portal Jovem