ALCÂNTARAS PRECISA DE RESPEITO VINDO DE TODOS!
A terra, com suas qualidades de mãe, e mais especificamente a Serra da Meruoca, que é de onde escrevo, sofre, mais do que nunca, os maus tratos cometidos por seus filhos (nesse período nem tanto, devido o tempo chuvoso, que ainda se estende!), mas os homens que maltratam a Serra, infelizmente só pensam e “se dar bem” e suga-la, e sem ao menos sustentar e preservar para que sempre e sempre ela possa retribuir.
Há uma frase do poeta e humorista Millôr Fernandes que diz mais ou menos o seguinte: “se pode chegar até o limite da ignorância e, no entanto, ainda prosseguir”. Dessa forma o homem segue e prossegue com sua doentia e malvada fúria de prejudicar a vida da nossa serra e ter seu alimento e/ou seu dinheiro naquele instante, nunca pensando nas futuras gerações.
Nos jornais, internet, televisão, e até mesmo neste informativo o que mais se vê e ouve são expressões do tipo: aquecimento global, mudanças climáticas, desmatamento, poluição, queimadas, desflorestamento, tsunamis, furacões, escassez de água. Ufa! E para completar, as mais novas formas de poluição no mundo, acidentes nucleares devastadores. Olha, eu garanto e não abro! Caros leitores, tudo isso não é obra de Deus, e nem da própria natureza, mas sim da parte mais insensível e gananciosa e doentia deste planeta, a raça humana.
Reflita! Toda essa barbárie precisa parar e acabar de vez, ou não? Ou temos que continuar como estar e visar apenas o lucro e o alimento de amanhã, esquecendo das condições de vida dos animais, que também são seres vivos, das plantas, que também são seres vivos, da futura geração, que são seres vivos que vão vir de nós. E aí? A Serra passa por uma dilapidação muito séria! Estamos nos tornando a geração que vai ser a propulsora dos desastres do futuro!
É dever de cada habitante de Alcântaras, inclusive é meu dever, impor, cobrar e implorar ao poder público de nossa cidade, o dever de preservar, de realizar multi campanhas de preservação, e também através de lei, mas que realmente sejam cumpridas. Quero ver quem tem a coragem de fazer isso, quero ver qual político que dizem do povo tem a coragem de defender a natureza, quero ver! Desafio qualquer um desses aí a lutar pela natureza! Pois desde que eu me entendo como gente nunca vi em nossa cidade algum político defender com toda garra o meio ambiente, já vi defender diversas babaquices, mas a natureza não, ou eles acham que a natureza não é da conta deles?
Só a Educação e a Conscientização da população de Alcântaras pode resolver nosso problema, não é melhorar não, é resolver mesmo! Quem é que tem coragem aí? Os trabalhos de conscientização e de educação devem focar sobretudo os jovens, as crianças e os adolescentes, já que representam o duvidoso futuro, caso não haja mudança!
Texto: Douglas Alcântara – fdouglas.a@hotmail.com
Retirado do INFORMATIVO SEMANAL O SERRANO. Edição 60.
Retirado do INFORMATIVO SEMANAL O SERRANO. Edição 60.