PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

IMAGEM DA SEMANA

28 junho, 2011

LARGO  ROBERTO XIMENES DE ARAGÃO


Praça João Capistrano - Alcântaras-Ceará
“Largo” significa qualquer área urbana mais espaçosa do que as ruas que intercepta. Sendo assim Alcântaras-CE uma antiga praça, agora totalmente reformada passou a denominar-se o mais novo largo da região norte do Ceará, o novo e amplo espaço adaptado a estrutura da nova igreja matriz da cidade ganhou o nome do primeiro Prefeito de Alcântaras, o Sr. Roberto Ximenes de Aragão uma homenagem feita pelo ex-prefeito Antônio Marcos Ximenes Carvalho.A inauguração  foi feita no último dia 12 de junho na presença da filha do homenageado Srª Terezinha Aragão  e do Pároco Edimilson Eugênio.

Embora a estrutura física de Alcântaras, notavelmente tenha modificado-se nos arredores do novo templo religioso, com a extinção do trecho de uma Rua central para a ampliação da nova praça e nomeação do novo espaço, a memória da cultura local parece está cada vez mais esquecida.

João Capistrano de Alcântara, foi o descobridor desta terra, ele foi o responsável por erguer a primeira capela religiosa em solo alcantarense, em toda a história deste municipio nunca foi resgatado e/ou publicado arquivos em memória ao nosso patrono sendo a praça da igreja matriz nomeada com seu nome provavelmente ao fato dele ter a construido a capela de N.S do Perpetuo Socorro, mas que hoje é reconhecida oficialmente pelo IBGE.

Placa de inauguração do Local
Em contrapartida o executivo de Alcântaras resolveu homenagear o primeiro administrador da cidade, num ato considerado símbolico, mas que  poderá substituir a referência da única prova de reconhecimento a quem primariamente amou e dou-se a este lugar, uma vez que em todo o municipio o nome de João Capistrano só é referenciado naquele espaço publico.Segundo populares o "largo" em breve receberá a imagem do primeiro prefeito de Alcântaras, outro fator que revela mais uma vez o descaso com nossas verdadeiras origens e raízes culturais , sendo que a primeira foi a demolição de uma igreja centenária, a segunda o sumiço e desvalorização da ossada encontrada no interior da igreja ( supostamente de João Capistrano) e a terceira nomear duplamente um espaço desconsiderando o valor cultural e memorial original de nossa terra.

É verdade que  Roberto Ximenes de Aragão tenha nascido num antigo casarão que até os dias atuais  fica em frente ao templo religioso e, também insere-se valor histórico cultural desta cidade no âmbito político, mas que motivos levariam nossos representantes religiosos e executivo a referenciar este cidadão justamente no único ambiente até hoje dedicado a memoria de Joao Capistrano?

Deixamos os seguintes questionamentos :como ficará reconhecida a denominação dos arredores da  nova igreja? continuará ainda como Praça João Capistrano ou passará a ser descrito como Largo Roberto Ximenes de Aragão.

O valor cultural político é mais importante e mais prestigiado que nosso valor cultural religioso ?

Reflitam...

Texto: F.F.C.Fiho
Imegens: blog Portal Jovem e blog Alcântaras
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License