LARGO ROBERTO XIMENES DE ARAGÃO
Praça João Capistrano - Alcântaras-Ceará |
Embora a estrutura física de Alcântaras, notavelmente tenha modificado-se nos arredores do novo templo religioso, com a extinção do trecho de uma Rua central para a ampliação da nova praça e nomeação do novo espaço, a memória da cultura local parece está cada vez mais esquecida.
João Capistrano de Alcântara, foi o descobridor desta terra, ele foi o responsável por erguer a primeira capela religiosa em solo alcantarense, em toda a história deste municipio nunca foi resgatado e/ou publicado arquivos em memória ao nosso patrono sendo a praça da igreja matriz nomeada com seu nome provavelmente ao fato dele ter a construido a capela de N.S do Perpetuo Socorro, mas que hoje é reconhecida oficialmente pelo IBGE.
Placa de inauguração do Local |
É verdade que Roberto Ximenes de Aragão tenha nascido num antigo casarão que até os dias atuais fica em frente ao templo religioso e, também insere-se valor histórico cultural desta cidade no âmbito político, mas que motivos levariam nossos representantes religiosos e executivo a referenciar este cidadão justamente no único ambiente até hoje dedicado a memoria de Joao Capistrano?
Deixamos os seguintes questionamentos :como ficará reconhecida a denominação dos arredores da nova igreja? continuará ainda como Praça João Capistrano ou passará a ser descrito como Largo Roberto Ximenes de Aragão.
O valor cultural político é mais importante e mais prestigiado que nosso valor cultural religioso ?
Reflitam...
Imegens: blog Portal Jovem e blog Alcântaras