10 DEFEITOS PARA VOCÊ IDENTIFICAR O MAL CANDIDATO NESTAS ELEIÇÕES
Todo mundo concorda que deve ser papel de todo e qualquer gestor público que se der respeito zelar pela suas ações, comprometer-se, falar com o povo e mostrar de forma transparente o desenrolar de suas ações, garantindo assim um comportamento ético e sobretudo honesto.
Porém particularmente julgo que esta avaliação deva ser feita desde o momento em que aquela pessoa se propõe a representar o povo, sendo de fundamental importância no mínimo conhecermos seu histórico. Mas apesar de recebermos demasiadamente panfletos, folders e cartazes mostrando o histórico de nossos candidatos isso não é o bastante, é preciso analisarmos de forma crítica um a um para que enfim façamos a escolha certa. Devemos ficar de olho nas propostas, nos planos de governo e sobretudo nas ações destes e de sua comitiva durante a campanha eleitoral.
Feito isso, vamos analisar alguns tópicos para que você decida melhor em que votar nestas eleições.
1 - Apresentar implantação ou execução de projetos do governo federal e /ou estadual em programas de governo, não caracteriza um boa atitude para o futuro prefeito, uma vez que ele deve ter iniciativa e idéias próprias.
2 - Utilizar carros de som ou " xarangas" para insultar o adversário ao invés de apresentar através de paródias e jingles suas propostas e ideiais, também não constitui um bom mecanismo de campanha, pois o candidato deveria estar mais preocupado em falar de si.
3 - Subir em palcos, para apontar , criticar, difamar e caluniar os concorrentes, revela que o candidato não possui idéias, propostas e nem coragem de apresentar ao povo as verdadeiras mudanças que este poderá fazer, além dele está perdendo seu tempo.
4 - Barrar ou tentar impedir insistentemente a realização das Eleições e a oportunidade do povo escolher o que julga melhor, caracteriza no mínimo desrespeito a população, ambição e medo de fracassar, ainda manchando a imagem daquele que se diz querer representar o povo.
5 - Aliar-se a políticos corruptos, ou que respondem processos na justiça também não é um bom caminho, como já diz o ditado popular " me diz com quem andas, que direis quem tu es".
6 - Comprar votos, ou oferecer vantagens pessoais aos eleitores, como motocicletas, dinheiro e empregos na prefeitura, revela que aquele senhor é irresponsável, desonesto e que se beneficiará se caso for eleito.
7 - Negar-se a participar de Debates e outros eventos públicos e de interesse da população, demonstra insegurança, despreparo e medo de ser questionado ou cobrado, uma situação adversa a quem deseja assumir a função de prefeito.
8 - Subornar e/ou ameaçar servidores pela qual prestam serviços a empresas, sindicatos, ONGs ,escolas ou outras entidades pela qual o candidato tenha ligação ou vínculo caracteriza abuso de poder, assédio moral o que pode resultar em processo judicial.
9 - Perturbar a tranqüilidade da população com " xarangas" que emitem som muito alto e /ou repetitivo só provocam raiva e reclamação dos munícipes uma vez que somente as músicas não convencem a eles em quem deverão votar.
10 - Mentir, prometer e alto elogiar-se deixa estampado que de maneira alguma aquela pessoa será um bom gestor, pois mentira tem a perna curta e quem vive de promessas é Santo, o que o povo quer é ação, então mostre o que você já fez no passado.
Apos apresentar estes 10 itens, acredito verdadeiramente que o eleitor consciente já tenha selecionado o melhor candidato a escolher e votar próximo dia 05.
Não esqueça, a verdadeira mudança começa por você.
Texto: Francisco Freire ( nci_freire@hotmail.com)