EM SOBRAL -CE ALUNOS DA UVA REUNIRAM-SE PARA BLOQUEAR A ENTRADA DO CAMPUS DA BETÂNEA
Desde o inicio deste semestre a equipe do blog Portal Jovem vem acompanhando as mobilizações estudantis que tem ocorrido na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, no município de Sobral - Ceará.
Entretanto foi no inicio desta semana, mas precisamente as 8:10m da segunda,02, de maio, que os protestos parecem terem ganhado força. Dezenas de estudantes reuniram-se em frente a entrada do Campus da Betânea, principal prédio da instituição, onde foram fixadas as placas das obras a serem realizadas pelo Governo do Estado no local.
Devido a forte insistência dos manifestantes impedirem a entrada de alunos, funcionários e professores, tanto no portão de entrada, quanto do portão de saída, a Prefeitura da Universidade acionou viauturas do Ronda do Quarteirão e a Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano - CCTU daquele município na tentativa de asfatar os manifestantes, no entanto somente a liberação daqueles que desejassem entrar/sair foi permitida, ficando portanto as motos e carros estacionados fora do campi.
.
As aulas parecem terem sido afetadas pela manifestação, tendo alguns professores desisitido de ministrar aula, a Reitoria da UVA, já temia o acontecimento e no inicio desta mesma manhã lançou uma nota esclarecendo a importância das obras. Conforme a seguir:
NOTA À COMUNIDADE ACADÊMICA
A Reitoria da Universidade Estadual Vale do Acaraú ( UVA), vem, a público, esclarecer a importância das obras de infraestrutura do Governo do Estado no Campus da Betânea.
O Pŕedio da Divisão de Material e Patrimônio( DIMAP) abrigará as instalações da Pró- Reitoria de Administração, da Prefeitura e do Setor de Transportes e Almoxarifado. Com a mudança desses setores para o novo prédio, a área, no entorno da Praça da Integração, ganhará três novas salas de aula.
Há 4( quatro) anos, as matrículas eram feitas in loco, manuscritas; hoje, são feitas de qualquer parte do mundo. A UVA é a primeira Universidade Estadual a disponibilizar internet sem fio em todos os seus campi.Dada a velocidade das mudanças na área de Tecnologia da Informação, sem uma NTI adequadamente instalado e estruturalmente seguro não há como manter os serviços já disponibilizados e, muito menos, aumentá-los quantitativa e qualitativamente para a comunidade acadẽmica da UVA
O estacionamento será otimizado para motos, õnibus e carros e para a circulação mais segura dos pedestres.Receberá nova iluminação, com instalações elétricas subterrêneas; e a atual pavimentação de pedras toscas será substituída por blocos intertravados, conferindo-lhe nova estética e uso mais adequado aos que dele necessitarem.
A iluminação das fachadas do antigo Seninário São José, contribuirá para integrar esse importante conjunto arquitetônico aos demais prédios históricos de nossa cidade, Patrimônio Nacional.
Todos esses investimentos trazem resultados positivos, diretos e imediatos, beneficiando toda a comunidade acadêmica. È importante esclarecer que esses investimentos saíram de fontes específicas, com predestinação de uso, não podendo seus recursos serem destinados a outros fins.
Os Projetos Prioritários para 2011 - 2012 entre eles, transporte dos Campi para o restaurante popular, 200 bolsas PBU; climatização de todas as salas de aula. bloco de salas de aulas no CCH etc, já constam. como propostas, junto ao Governo do Estado que, em função das prioridades de todo o Estado - e não somente das academias - decidirá sobre o que pode responsavelmente autorizar, em face dos recursos finitos existentes e diante das inumeras demandas dos vários setores do Estado.
Reitoria da UVA
Sobral. 27 de Abril de 2011
Nossa equipe registrou parte da manifestação e em breve disponibilizará maiores informações, fotos e vídeos do acontecimento.
Texto: Francisco Freire (nci_freire@hotmail.com)