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19 maio, 2011

 AFINAL PORQUE E PARA QUE AS CAMPANHAS ACONTECEM ?

Geralmente, as campanhas são criadas para atingir um objetivo de marketing específico (por exemplo, campanha de liquidação de verão, campanha de lançamento de produto ou campanha que atrai clientes de uma área geográfica específica).  

No Brasil, um país de extensão continental é comum nos depararmos com intensas e diferentes tipos de campanhas, principalmente  àquelas ligadas a divulgação de novos produtos lançados no mercado, pois com diz o ditado popular " a propaganda é a alma do negócio", desta forma as grandes empresas ou filiais de multinacionais instaladas no país investem maciçamente na divulgação de seus produtos afim de atrair nossos consumidores e assim aumentarem os índices de venda. Nestes casos a participação e/ou aceitação da grande maioria da população  é notável, uma vez que o mundo capitalista estimula o consumo cada vez mais frequente de produtos alimienticios, vestuários, utensílios pessoais, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e uma infinidade de materiais e/ou serviços que categorizam a população em classes A, B, C .. levando em consideração o poder aquisitivo e as condições (qualidade) de vida de determinados grupamentos sociais.

Banner da Campanha da Fraternidade 2011
Entretanto  Segundo Públio (2008), quando as campanhas publicitárias constituem um anúncio isolado, por mais criativo que seja, tem muito pouca eficácia comparada com uma campanha completa, com diversas peças diferentes, desde que mantenham o mesmo conceito criativo. Sendo assim, quando levamos em consideração que as campanhas contra a violência, drogas , abuso sexual, corrupção, exploração do trabalho infantil dentre muitas outras existentes nos quatro cantos do pais, não dispõe de mecanismos ou criatividade que despertem na população o interesse pelo assunto, estas acabam restritas e atingem um público limitado. 

Na grande maioria das vezes essa deficiência e notável quando as Prefeituras municipais encarregam-se secundariamente em divulgar a campanha, o que acaba por omitir ou deixar a população alheia aos verdadeiros motivos da realização destas, devido a não capacitação de profissionais  (que muitas vezes se quer entendem ou conhecem o real motivo daquela ação) poucos investimentos em material publicitário e a propria limitação da divulgação, principalmente nas pequenas cidades.Tendo em vista estes fatores é comum que o objetivo específico de determinadas campanhas ( ministeriais) alcance ou somente atendam em parte o publico alvo programado. 

Dentre o tema de campanhas, é importante saientar  que existe  também a Publicidade Eleitoral, ou seja, é  aquela utilizada por candidatos à cargos públicos, para tentar persuadir seus eventuais eleitores.

Na grande maioria das vezes este tipo de campanha contradiz a realidade mencionada  no páragrafo anterior, pois nestes casos devido o grande  interesse dos candidatos ou alianças partidárias em assumir os poderes Executivo e Legistativo municipal a  publicidade eleitoral é trabalhada de forma criativa e diferenciada difundindo símbolos políticos (elementos que contribuem para o reconhecimento e identificação das instituições políticas partidárias), como cores, bandeiras, cartazes e adesivos. 

Considerando que as campanhas constituem uma importante ferramenta de anúncio ( mesmo que distintos) porém que visam atingir um objetivo comum para vender um produto, um serviço ou a própria marca (publicidade institucional), devemos entender que na grande maioria dos casos, os principais temas a serem explanados ou trabalhados e que certamente tem impacto direto na vida de todos os brasileiros acabam fugindo do planejamento previsto o que pode gerar o insucesso. Todavia a maioria das campanhas que atingem grandes proporções estao ligadas a comercialização de produtos, o que reflete um balanço positivo no crescimento econômico ( lucro para as grandes empresas do setor privado), o que por outro lado não resolve os problemas socias da fome, pobreza, da precarização dos sistemas de saúde e educação, da violência, da degradação ambiental etc.

Poderíamos citar como exemplo:  A Campanha da Fraternidade 2011 que traz como Tema:  Fraternidade e a Vida no Planeta X Campanha Eleitoral em Alcântaras/CE - Eleições Suplementares 2011, situação pela qual deveria  nortear em  momentos distintos  melhorias para a  população da referida cidade, entranto deixamos o questionamento, em qual das situações existe uma maior aceitação/participação popular e porquê?

Reflita...

Texto: Francisco Freire Caetano Filho( nci_freire@hotmail.com)
com informaçõe do site Wikipédia

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