CONTRADIÇÃO: AVENIDAS DE ALCANTARAS ESTÃO NO ESCURO ENQUANTO PRAÇA DA MATRIZ POSSUI MAIS DE 15 POSTES
Nos últimos dias, a Praça João Capistrano (reformada devido a construção da nova matriz) tem recebido quase 12h de iluminação noturna devido os quase 25 postes instalados em volta da Nova Igreja. A intensa claridade chama a atenção dos moradores e daqueles que chegam a pequena cidade, pois do alto da ladeira que dá acesso a sede do municipio é possível destacar a localização da Igreja devido os fortes raios de luz.
Enquanto a Praça da Matriz recebeu esta surpreedente iluminação ou fator que deixa uma ? na cabeça dos alcantarenses seria o fato das duas principais avenidas que cortam o centro da cidade não dipor de iluminação publica. A Avenida Antônio Rocha Freire, via que permite acesso a um Bairro Nobre de Alcântaras,onde estão localizadas a sede da Câmara Municipal, Clubes Dancantes e bonitas residências, foi construida no final dos anos 80 , porém em mais de vinte anos nunca recebeu iluminação publica ao longo do seu percurso,
Já a Av. Virgílo Távora que possui 315m de extensão que liga os Bairro Centro e COHAB,obra concluida em meados de julho de 2010 e que custou R$ 143.612,91. aos cofres publicos, é outro trecho que não dispõe de iluminação,publica, caracterizando um ambiente perigoso o que favorece para o agravamento da violência,como ocorreu em Dezembro de 2010, quando um grupo de denequentes agrediram um casal que transitava pelo local.
Segundo operários que trabalham na obra da igreja, o número de postes instalados na praça obdece as exigências previstas no projeto inicial, feito por orgãos do governo estadual, que financiou a construção.
Por fim! o blog Portal Jovem questiona: que motivos levariam os Engeheiros e/ou Arquitetos responsáveis pela obras execultadas em Alcântaras estipularem investimentos que garantam a iluminação pública em algumas obras realizadas e outros não? O que aconteceu no caso das Avenidas, que até hoje estão no escuro ?
Av. Antonio Rocha - 20 anos após sua inauguração |
Texto: Francisco Freire (nci_freire@hotmail.com)
Foto final: blog Visão Norte