SINDIUVA PROMOVE ASSEMBLEÍA DE PROFESSORES E ESTUDANTES
Na noite desta última quarta-feira ,16, aconteceu no centro de conviênvia do NDC, campus da betânea da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, uma nova assembléia com o intuito de discutir os "acertos" firmados entre o Governo do Estado e os representantes da mobilização de estudantes e professores da UVA.
O evento que reuniu diversos academicos e alguns professores voltou a explanar a questão do concurso público para professores efetivos e funcionários técnicos administrativos da universidade, pois apesar do acordo entre a SECITECE e o movimento estudantil/doscente, e mesmo com a nomeação de outros 21 professores aprovados no último concurso da UVA a situação quase não mudou e a carência de professores ainda é signifificativa, o que têm interferido na oferta de muitas disciplinas para este semestre.
Nossa equipe entrou em contato com os representantes do Diretório Central dos Estudantes - DCE/UVA para saber maiores informações.
Segundo Jucélio Paiva ( presidente do DCE), a última reunião com Renê Teixeira foi bastante proveitosa, muitos acordos foram firmados, e a expectativa para que ocorram as mudanças são positivas, Jucélio acrescentou que o governo admitiu a precariedade no ensino supeior e vai avaliar a possibilidade de um novo concurso público para professores efetivos da UVA , porém o mesmo não deverá aconter em um ou dois meses, pois isso demanda muito tempo.
A Assembleía promovida pelo SINDIUVA foi muito participativa e "quente", durante evento foi comentado que um novo oficio seria redigido para que fosse encaminhado novamente ao Governo do Estado. O encontro terminou com o agendamento de uma nova reunião entre militantes e lideres do DCE e SINDIUVA em outro horário.
Texto e foto: Francisco Freire ( nci_freire@hotmail.com)