O ano de 2010 pode ser o mais quente desde que começaram os registros das temperaturas, em 1850, segundo previsões apresentadas pelo centro de estudos britânico sobre o clima Met Office durante a reunião das Nações Unidas sobre o clima, em Copenhague. Os cientistas afirmam que a temperatura média recorde vai depender da influência do El Niño (fenômeno em que há o aquecimento das águas do Oceano Pacífico) nos próximos meses e será um combinação do fenômeno com o aquecimento global. Até o momento, o ano mais quente de todos foi o de 1998, com uma média de 14,52ºC - devido, segundo os cientistas do Met Office, à combinação de uma das mais fortes ocorrências do El Niño já registradas com o aquecimento da Terra. Mesmo assim, caso o aquecimento das águas do Pacífico - previsto para ter intensidade moderada - seja mais prolongado, passando de março, o recorde deve ser batido, disse a diretora do Centro para Mudança Climática do Met Office, Vicky Pope.
As alterações climáticas estão cada vez mais frequentes, e os estudos indicam uma tendência a piorar a situação se nada for feito, a exemplo disso em nota divulgada pela FUCEME(Fundação Cearense de Metereologia) parece não haver boas previsões para o quadro invernoso no estado, " se as precipitações continuarem a ocorrer irregularmente no Ceará, 2010 poderá ser um ano pouco produtivo para a agricultura.
O aquecimento global é um fenômeno de grandes proporções e que afeta toda a humanidade, mas ainda há tempo de reverter a situação, começe a fazer sua parte.
Texto: Francisco Freire
Com informações de gazetaonline.globo.com