PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA...

05 novembro, 2009

SECULT-CE ENTRA COM PROCESSO DE IMPEDIMENTO REFERENTE A DEMOLIÇÃO DA MATRIZ DE ALCÂNTARAS NO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL


Depois das diversas manifestações decorrentes da polêmica em se demolir ou não a matriz do município de Alcântaras/CE , localizado a 277km da capital, a Secretaria Estadual da Cultura do Estado do Ceará - SECULT entrou nesta quinta-feira 05/11 com um processo para paralizar a demolição do templo.

Há oito dias atrás esta mesma secretaria já havia manifestado-se contra o projeto de demolição da edificação centenária, através de um relatório gerado a partir de uma visita feita em julho deste ano a pedido da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente de Alcântaras, segundo os técnicos que estiveram no local era notável que o templo histórico já havia sofrido algumas modificações, e que realmente apresentava algumas peculiaridades referentes aos tremores ocorridos na região, porém que não justificava o processo de demolição uma vez que uma reforma corretiva solucionaria o problema, ainda segundo a SECULT o templo apresentava nítidos pontos originais, o que descartaria a hipótese de que a igreja não representaria um bem histórico e cultural.

Outras autoridades também expresseram seus pontos de vista mostrando-se a favor da preservação do Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, como foi o caso doInstituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN que manifestou-se através de uma notificação enviada a Diocese de Sobral, repududiando a idéia de demolir o templo centenário, depois de o Superitendente estadual deste mesmo orgão ter pronunciado-se durante um jornal local, sobre o fato de que técnicos do IPHAN nunca estiveram em Alcântaras e muito menos coondenaram a estrutura da edificação, Clodoveu Arruda ainda ressaltou que uma reforma seria a melhor solução.

O ex-gonvernador do estado do Ceará : Lucio Alcantara , também chegou a opinar sobre o assunto lançando em seu blog a seguinte frase: Será que a igreja não poderia mesmo ter sido preservada? Espanta-me certo furor reformista com que alguns padres não param de mexer nos templos demolindo memórias e afetos.

Em meio a reviravolta que veêm ocorrendo em Alcântaras fica a pergunta: Como ficará a igreja? Será reconstruído um novo templo, ou a Igreja centenária será recuperada voltando a adquirir novamente suas características até então conhecida pela comunidade local?


Texto: Francisco Freire


Fontes: Arquivos Portal Joven, Blog do Lúcio Alcantara(http://lucioalc.blogspot.com/)
Imagens: Blog Alcântaras
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License