PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

MÁXIMA EM ALCÂNTARAS PODE CHEGAR AOS 35ºC DIZ INPE

14 novembro, 2018

Calor também é registrado durante a noite ( Foto: Freire Filho)
O segundo semestre de 2018 tem sido de ausência de chuvas e de forte calor em Alcântaras, zona norte do Ceará.

No lugar onde é raro chover esta época do ano, o tempo seco aliado a maior radiação solar devido o céu limpo tem causado desconforto aos moradores em grande parte do dia, a cidade serrana pode continuar registrando elevadas temperaturas nos termômetros é o que indica as últimas previsões climática do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 

De acordo com o órgão no lugar, nos próximos dias, a mínima deve variar entre os 18/19ºC e a máxima atingir até os 36ºC no próximo domingo. Para quem está acostumado com temperaturas mais amenas, o tempo quente mesmo em região serrana tem chamado atenção.

"O tempo está quente demais, eu pensei que estava era doente, por que estava morrendo de calor" disse a estudante Hortência Lima ao destacar que o calor também é percebido a noite e para ela a alternativa tem sido se refrescar com maior número de banhos ao longo do dia.

Para Eliane Nascimento, os termômetros não mentem, e as temperaturas realmente estão bem elevadas " Estão altíssimas entre as dez e as quatro da tarde e para mim a solução tem sido redobrar o consumo de água nas horas mais quentes" explica a alcantarense.

Outra moradora, que há alguns anos se mudou para Alcântaras diz que a cidade parece nem mais ter clima serrano "Tá  comparável a Sobral, clima muito seco, muito calor" evidenciou Renata Portela ao destacar que o filho que é alérgico tem sofrido com o calor e a poeira e que a saída em casa tem sido usar o ventilador durante todo o dia, mas que por recomendação de uma pediatra vai substituir por um climatizador.

Se para as pessoas o tempo quente tem gerado problemas, para os animais o desconforto térmico também tem sido fator de preocupação, reforça Geison Alcântara. O zootecnista que acompanha agricultores na região diz que no horário entre as 10 e 15hs é o período onde as temperaturas atingem os níveis mais altos e que na produção animal a perda do habitat natural pode contribuir para a morte e também trazer prejuízos na cadeia alimentar "Desmatamentos, queima de combustíveis fósseis, acho que os efeitos do desmatamento, tudo isso podem ocasionar mudanças no clima" reforça Geison ao lembrar dos problemas de saúde nos humanos.

Com dias mais quentes, a estratégia para evitar doenças e percas tem sido investir na hidratação, priorizar o consumo de líquidos e  se abrigar áreas sombreadas.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License