PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

SECA: INCÊNDIOS NO CEARÁ JÁ SUPERAM 4.500 FOCOS

ALCANTARAS FICA EM  3ºLUGAR NOS FOCOS DA REGIÃO DA SERRA DA MERUOCA
Do blog o Serrano
Queimada no Sitio Bonfim - Foto: Freire Filho
Passados mais de cinco meses de verão  o número de focos de incêndio no Estado já supera mais de 4.500 casos no somatório dos registros nos 184 municípios do Ceará.
 De acordo com a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) Acopiara lidera o número de casos com um total de 224 focos até o último dia 04 de Dezembro, Em segundo lugar ficaria Quixerê com 165 registros seguidos das cidades de Saboeiro, Crateús, Assaré, Mombaça, Jucás, Ipueiras, Boa Viagem e Araripe, com números que variam de 110 a 134 casos por município. 
Segundo os meteorologistas os principais fatores para o surgimento de incêndios no Estado estariam associados ao acúmulo dos efeitos da seca, que já castiga o Ceará pelo quarto ano consecutivo e por 2015 haver registrado temperaturas acima da média, contribuindo para a redução da umidade relativa do ar no ano considerado como o mais quente da história. Além das condições climáticas e da secagem da vegetação, outro fator que entraria para o índice estaria relacionado a prática das queimadas, cujo trata-se de uma cultura secular ainda praticada no interior cearense como ferramenta de limpeza de terreno para o plantio antes da ocorrência da quadra chuvosa.
 Em Alcântaras, segundo os dados do Programa de Prevenção,Monitoramento,Controle de Queimadas e Combate a Incêndios Florestais ( Previna) o acumulado seria de 15 focos no município. Na mesma região Coreaú teria 52 casos, Moraújo- 13, Meruoca- 11, Massapê - 33 e Sobral - 59 focos.

Post.reprodução

Nenhum comentário: