PROJETO FOI APRESENTADO À CÂMARA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Um projeto apresentado pelo Secretário de Saúde, Francisco do Santos Gomes em companhia do Prefeito de Alcântaras, Joaquim Freire (PDT) à presidência da Câmara Municipal de Alcântaras pretende otimizar o serviço de atendimento na rede de atendimento básico de saúde do município serrano.
A proposta que sugere prioridade na classificação de risco na rede de atenção básica do município é semelhante ao sistema já praticado no Hospital Regional Norte em Sobral e deve a partir da próxima segunda-feira (21) começar a ser implantada nos postos de saúde e no Hospital Municipal de Alcântaras, destacou o vereador Manoel Freire (PDT) durante a sessão ordinária ocorrida na última sexta-feira (18).
"O projeto vem atender já requisitos do Joaquim desde quando assumiu que pedia sempre, tanto aos secretários como aos servidores em geral que atendesse bem a população. Está sendo dado treinamento aos profissionais e a partir de segunda-feira os pacientes vão passar por uma classificação, por uma triagem e diante dessa triagem será entregue uns cartãozinhos de quatro cores azul, vermelho, amarelo e o verde. O vermelho o atendimento é de imediato, amarelo demora mais e por ultimo o azul ", destacou o Presidente da Câmara.
Para o legislador de início haverá dificuldade, mas será dado orientação as pessoas de como vai funcionar a estratégia de organização que só visa beneficiar a população.
Em todo o país, o acolhimento e classificação de risco dentro do sistema de saúde já é feito em vários hospitais da rede pública e privada. Já no Estado do Ceará onde também é feito a triagem principalmente nos serviços de urgência um parecer do Conselho Regional de Medicina do Ceará (CREMEC) também elenca Critérios prioritários para o atendimento em serviços hospitalares de emergência.
Post.Francisco Freire