PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

LEGISLATIVO: SECA VOLTA A PREOCUPAR VEREADORES

04 setembro, 2015

 FALTA D'ÁGUA FOI O ASSUNTO MAIS COMENTADO NA TRIBUNA
Com a chegada do verão  e o aumento da temperatura, a seca voltou a ser novamente motivo maior de preocupação para os vereadores de Alcântaras, zona norte do Ceará. No município onde o abastecimento da sede tem sido feito exclusivamente por adutora, passados sessenta desde o final da estação chuvosa a falta d'água já é visível na zona rural onde moradores tem reivindicado maior atenção da Prefeitura Municipal.

 Para a maioria dos vereadores a falta d'água deve ser vista como prioridade pelo Governo Municipal e que unindo forças poderão sensibilizar a gestão para as dificuldades sofridas pela população em decorrência da estiagem;

Manoel Freire, ao usar a tribuna disse que a Prefeitura tem feito sua parte, porem ainda não teria recebido recursos do Governo do Estado para aprimorar o plano de trabalho nas ações contra a seca, devido a Defesa Civil do Estado ainda não haver se disponibilizado a também atender as necessidades do município que tem agido com recursos próprios.

Régis Barros, que foi o segundo fazer o uso da fala, evidenciou as dificuldade dos moradores de Lanchinha que estão passando, afirmando que este estão pegando água no Sitio Caboclo e que dos vários requerimentos para a equipação de poços ainda não teria recebido nenhuma posição do governo municipal que deveria já haver instalado os poços existentes.

Já o Vereador Antonio Marcos em suas palavras disse que a adutora foi muito boa para a sede do município, mas que  zona rural continua castigada. Para ele a  prefeitura estaria  preocupada " só de boca" devido há dois anos que os poços estarem a espera de instalação e que o Governo Municipal deveria ter a seca como prioridade e não jogar a responsabilidade para a SOHIDRA que perfurou os poços.

A Presidente da Casa, que foi a ultima a usar a tribuna pediu a população que se conscientize sobre o uso racional da água, entendendo que Alcântaras poderá deixar de ser abastecido pela adutora caso o cenário da seca se complique até o inicio de 2016 devido a ausência de chuvas. Cleuvilândia que participou da reunião de alocação de água do Açude Jenipapo, informou que as projeções da COGERH quando a oferta de água para Alcântaras e Meruoca nos próximos meses não são animadoras e devem ser vistas com cautela pela gestão dos dois municípios. Ao fim de sua fala a vereadora pediu aos colegas união para  juntos possam somar forças e atender as reivindicações da população. Na mesma sessão  o requerimento 10/2015 de autoria da legisladora foi aprovado por unanimidade e solicitava do poder executivo que seja instalado um poço profundo na localidade de Desterro que também já sente os efeitos da seca

Post.Francisco Freire

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License