Em tempos de pandemia e de isolamento social, as festividades e ritos religiosos tiveram de ser adaptados de forma a manter a tradição aos cultos religiosos católicos. Em Alcântaras onde a Paróquia de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro deve abrir a Semana Santa neste domingo (28) toda a programação acontecerá de forma transmitida.
Consagrado como o grande retiro espiritual das comunidades eclesiais,
convidando os cristãos à conversão e renovação de vida. a Semana Santa se inicia
com o Domingo de Ramos e se estende até o Domingo da Páscoa. É a semana
mais importante do ano litúrgico, quando se
celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição
de Jesus Cristo.
Para os católicos o Domingo de Ramos remete a entrada de Jesus em Jerusalém, onde vai para completar sua missão, que culminará com a morte na cruz e por este motivo tradicionalmente hoje os fiéis carregam ramos, recordando o acontecimento, imitando o gesto do povo em Jerusalém.Ainda durante o período, de segunda a quarta-feira, a Liturgia apresenta textos bíblicos que enfocam a missão redentora de Cristo. Nesses dias não há nenhuma celebração litúrgica especial, mas nas comunidades paroquiais, é costume realizarem procissões, vias-sacras, celebrações penitenciais e outras, procurando realçar o sentido da Semana, situação que em 2021, por conta da pandemia que o país e o município atravessam deve acontecer de forma simbólica e sem a participação de pessoas.
Em Alcântaras toda a programação da Semana Santa poderá ser acompanhada pelos canais de comunicação da paróquia, como o Facebook além da transmissão pela Rádio Bela Vista FM.
Redação Online - Por Edson Martins