Considerado o maior reservatório de água superficial já construído na Serra da Meruoca, o Jenipapo figura entre os onze primeiros açudes do Ceará que já atingiram cota máxima e entraram em sangria em 2020.
O açude que por todo o mês de janeiro vinha registrando a redução do seu volume d’água, desde o último dia 12 de fevereiro contabilizou um aumento significativo da sua lâmina e segundo o acompanhamento feito pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) atingiu 100,08% de seu volume neste sábado (29/02).
Com capacidade de 4.94hm³ o reservatório responsável pelo abastecimento das Estações de Tratamento de Água de Alcântaras e e Meruoca é o terceiro da Bacia Hidrográfica do Acaraú a sangrar, uma vez que neste sábado (29) o São Vicente, localizado em Santana do Acaraú já havia atingido também sua cota máxima e o Acaraú Mirim, em Massapê no último dia 20 deste mês.
Em todo o Ceará, também já entraram em sangria os açudes Itaúna, Tucumduba, São Pedro Timbaúba, Quandú, Gamileira, Itapebussu, Germinal, Acarape do Meio e o Tijuquinha. No ano passado o Jenipapo atingiu sua cota máxima em meados do final de abril.
Post.Francisco Freire