PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CHUVAS AJUDAM A REVIGORAR BARRAGEM DO PINGA

19 junho, 2019

Desde agosto de 2013 reservatório não abastece o município

Terminada a estação chuvosa no Ceará, o cenário após as precipitações que banharam o Estado revela a resiliência da natureza frente as adversidades climáticas no semiárido nordestino. 

Na porção litoral norte do Ceará, onde os dados apontaram para um desvio positivo no volume das chuvas, a situação de açudes de barragens é animadora, uma vez que Bacias Hidrográficas como a do Vale do Coreaú apresentam acumulados beirando aos 100% da sua capacidade total, situando como a segunda melhor reserva hídrica do Ceará, com seis dos dez reservatórios sangrando.

Em Alcântaras, onde as chuvas também favoreceram para o município situar na área listada como “Sem Seca Relativa”, as precipitações também têm ajudado a revigorar o único reservatório de água superficial do município, a Barragem do Pinga. Apesar de não ser acompanhado pela COGERH, o pequeno açude voltou a represar água em 2019, e entra na estação seca com um acumulado semelhante ao ano anterior, quando este concentrava 27% de sua capacidade. 

Em março passado, uma régua chegou a ser fixada nas margens do reservatório por um funcionário da Cagece, mas o acompanhamento da lâmina de água do reservatório não tem sido feito regularmente, uma vez que na cidade o abastecimento da ETA ainda depende da adutora que traz água de Meruoca.

Post.Francisco Freire


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License