PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

INPE MONITORA QUEIMADAS NA APA SERRA DA MERUOCA

10 novembro, 2018

Cruz amarela indica focos de queimada em região de APA ( Foto reprodução)
Com o tempo mais quente e ventos mais fortes esta época do ano associada ainda vegetação seca no semiárido nordestino, o número de queimadas cresce a cada dia no Ceará e já chegam aos 1.615 focos ativos e que foram detectados por satélite pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 

Somente nestes dez primeiro dia de novembro, de acordo com o órgão já foram registrados 155 focos em todo o Estado que entre setembro e outubro contabilizou outros 1.322 casos conforme demonstram as imagens captadas por telescópios do Programa Queimadas.

Na Serra da Meruoca, onde fumaceiros tem deixado o céu com tons acinzentados e tem transformado em pó vários hectares, as queimadas em grande parte oriundas da limpeza do solo, no período que antecede o plantio da agricultura de sequeiro  tem sido monitoradas pelo INPE como revela o acompanhamento de seu Banco de Imagens, que somente na Apa Serra da Meruoca nas últimas 24 horas pelo menos dois casos foram identificados em  área de proteção ambiental e em território pertencente ao município de Sobral com distâncias bem próxima ao Distrito de Jordão. 

Em território alcantarense até o momento não foram listados registros, situação bem diferente do município de Acopiara que lidera com 93 focos, o maior índice em todo o Ceará. Já outros municípios de integram a APA, como Massapê, 18 casos já foram identificados, seguidos da Princesa do Norte onde o total de queimadas já chegam aos onze.

Redação BPJ Online
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License