Município registrou queda do índice entre 2010 e 2015 |
No lugar onde no último censo feito pelo IBGE o índice era de 97,7%, aquela época o município ficava entre as trinta cidades cearenses com melhor índice de escolarização nos anos iniciais. Já para as séries finais, a colocação entre os 184 municípios do Estado era a 47ª também segundo o IBGE.
Com taxa menor que a estadual para as duas categorias de ensino, a realidade do município que no inicio desta década estava em posição mais confortável, também fica abaixo do índice de escolarização nacional para crianças de 6 a 14 anos, que no ano passado foi de 99.2% revelou a Pesquisa de Amostra por Domicílio ( PNAD) feita pelo órgão federal. Já para os que apresentavam distorção de idade série e que frequentavam o EJA do ensino fundamental, a mesma pesquisa demonstrou que 853 mil pessoas cursavam em todo o Brasil a modalidade de Educação de Jovens e Adultos e outras 811 mil foram matriculadas no EJA médio, alternativas já em andamento em Alcântaras e que tem garantido a conclusão do primeiro e segundo grau para dezenas de pessoas.
A reportagem procurou a Secretária de Educação, para saber os prováveis motivos que ocasionaram a redução do índice, porém não recebeu retorno até o inicio da noite terça-feira(28).
Redação Online