SÓ O MILHO DEBULHADO!
(Foto reprodução) |
Usar ditados populares em nosso dia a dia além de ser um gesto de sabedoria também transparece em muitas ocasiões até onde nosso censo crítico vai.
Enxergar a realidade de uma forma diferenciada, em um espectro diferente e com um pouco mais de empatia todavia foi uma característica nata de muitas pessoas, que mesmo sem grande estudos nos ensinaram mais do que aprenderam.
Nas rodas de conversas, no trocar de risos e prosas ou mesmo nas narrativas de acontecimentos longínquos, muitos "moral da história" possibilitaram nosso abrir de olhos, sem a necessidade de apreciar extensas teorias, comprovação científica ou mesmo de um dia ser preciso sentar na cadeira de uma escola. É! Sem dúvidas os mais experientes souberam construir histórias de vida com um punhado de valores bem maior do que o que talvez carregamos hoje.
Essas pessoas, apesar de seus defeitos sempre defenderam que respeito, fé e dignidade são o tripé de muitas conquistas e, que no final, a palavra importa mais do que qualquer outra garantia.
Grandes heróis! que com trabalho e perseverança criaram gerações em meio ao sol escaldante, a fumaça do fogão a lenha, com o balançar de uma espreguiçadeira, com uma família inteira reunida no alpendre da casa e que no fundo de tudo mesmo com tantas dificuldades nunca hesitaram em dizer tá só o milho debulhado!
Por. Francisco Freire