PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

AÇUDE PINGA VOLTA A PEGAR ÁGUA EM 2018

12 abril, 2018

 RESERVATÓRIO TEVE CAPACIDADE EXAURIDA EM AGOSTO DE 2013
Açude Pinga volta a armazenar água  - Abril de 2018 ( Foto Freire Filho)
Quatro anos após sua restauração o único reservatório de água superficial de Alcântaras, zona norte do Ceará, voltou a acumular água nesta estação chuvosa de 2018.

Em Alcântaras onde este início de abril tem sido de chuvas intensas, as precipitações fizeram vários riachos voltarem a escorrer, inclusive os dois afluentes do Açude Pinga, que desde a primeira semana de abril apresentam correnteza, o que favoreceu para que o nível da água voltasse a ser percebida na base da barragem. Além do Riacho Santana, que teve vazão aumentada nos últimos dias, o BPJ apurou também que o Riacho Bom Jesus tem desaguado na bacia do Pinga o que poderá fazer que o reservatório termine a estação chuvosa com um cenário mais animador que dos últimos três anos. 

Desde o inicio desta semana, o local também tem sido visitado frequentemente por moradores, mas a altura e predominância do matagal tem dificultado identificar até onde a lâmina de água já alcança. Procurada a Secretaria de Obras de Alcântaras informou que  já tentou fazer os serviços de limpeza mas que dependeria de uma autorização da Cogerh para a realização dos trabalhos, disse Ronaldo Barros.O Açude Pinga deixou de abastecer Alcântaras em agosto de 2013 e em janeiro de 2015 também já havia acumulado um bom volume de água, mas insuficiente à época para atender a demanda local.

Post. Francisco Freire

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License