"SUA LIBERDADE TERMINA QUANDO COMEÇA A DO OUTRO"
( Foto reprodução) |
Um dos maiores bem que um indivíduo pode ter é ser liberto. Aos humanos cabe a responsabilidade de zelar por sua liberdade e impedir que esta seja roubada, pois da mesma forma que podemos buscar privar alguém de algo, o outro também pode tentar fazer o mesmo conosco.
Na natureza é bem verdade que existe a dominância de territórios, mas isso se faz por necessidade de um equilíbrio natural onde existe a presa e um predador no mesmo ambiente. No que se refere a espécie humana o que infelizmente ocorre é que caça e caçador parecem ser um único individuo do qual só se distingue perante o que interessa, não por um questão de sobrevivência, mas por puro egocentrismo fruto da busca pelo poder.
Em um habitat de inúmeras mutações, a sucessão da vida entre o homem já não transparece tanto respeito e parece ter um fim anunciado, onde visivelmente só existem vítimas de um sistema do qual biologicamente falando em nada tem haver com um predador e a lei que vigora vai de encontro com a frase " sua liberdade termina quando começa a do outro".
Por. Francisco Freire