MORADORES DEVEM EVITAR QUE RECIPIENTES VIREM CRIATÓRIO PARA O MOSQUITO
Trabalho na zona rural inicia nesta terça-feira,30 (Foto Freire Filho) |
A chegada das chuvas trouxe alegria e preocupação para muitos alcantarenses que temem a ocorrência de doenças transmitidas pelo Aedes Aegypit.
No município onde o trabalho de combate aos focos de proliferação e as campanhas de conscientização são constantes, mesmo com a visita dos agentes de endemias muitas pessoas esquecem de fazer o dever de casa o que favorece para que muitos reservatórios de água se tornem ambientes propícios para o desenvolvimento de larvas. Até esta segunda-feira(29) de acordo com o serviço de endemias foram visitados 2.031 imóveis na sede municipal e amanhã serão iniciados os trabalhos na zona rural.
Segundo Eduardo Alcântara o monitoramento preliminar apontou para um índice de infestação de 0,21 e apenas três focos foram encontrados "A gente tá fazendo a pesquisa e o tratamento aqui na cidade, são 2031 imóveis a serem visitados. Hoje a gente tá concluindo a cidade. amanhã as equipes irão para a zona rural e a partir dessa pesquisa a gente vai conseguir saber onde estão os índices mais altos" disse o coordenador de endemias destacando ainda que nos sítios o controle biológico será intensificado " Tivemos bom êxito com os peixes durante o ano passado e o trabalho será reforçado na zona rural, onde há um maior número de cisternas e cacimbas "afirmou à reportagem.
Até novembro do ano passado o município de Alcântaras notificou 94 casos suspeitos de Chikungunya,93 notificações para a Dengue e apenas um caso foi notificado e não houve confirmação informava o boletim epidemiológico da SESA.
Post. Francisco Freire