PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ALUNOS DA FAM VISITAM INDIOS TREMEMBÉS

28 setembro, 2017

AULA INTERDICIPLINAR OCORREU EM ALMOFALA NO MUNICÍPIO DE ITAREMA
Tribo fica aldeada no município de Itarema ( Foto reprodução)
Um encontro entre duas etnias foi tema de uma aula interdisciplinar promovida pela Escola de Ensino Médio Francisco de Almeida Monte na última segunda-feira(25) durante uma visita de campo no município de Itarema, litoral cearense.

A aula que envolveu conhecimentos voltados as disciplinas de história, biologia, geografia e sociologia reuniu dezenas de alunos da unidade escolar com índios da tribo Tremebé aldeadas na praia de Almofala.

De acordo com a professora Erika Machado , que acompanhou a turma, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura indígena e também participaram de danças dentro da tribo, além de visitar a praia e uma igreja histórica que foi soterrada pelo efeito das dunas.

"No local tem um colégio indígena com ensino diferenciado e dentre muito temas abordados nessa visita discutimos a luta deste povos contra o preconceito .. Só falar é pouco, mais legal eles verem, ouvirem e dialogarem .. e por sinal nosso alunos encheram eles de perguntas" destacou a professora.

Aldeados em território de Itarema, os índios Tremebés já eram citados nos relatos históricos do Ceará colonial. Segundo o historiador Bertoni Vasconcelos  os índios que viviam nos sertões foram aldeados pelos padre jesuítas.

"Esses povos foram aldeados pelos mesmos padres que pregavam aqui na Meruoca, pregavam na Serra da Ibiapaba e esses índios foram aldeados em Amofala, que é muito citada pelos historiados nos livros sobre o Ceará Colonial e que narram esses redutos, devido a exterminação e a cassa desses povos.." pontua o escritor.

Esta é a segunda vez que alcantarenses tem contato direto com povos indígenas do Ceará. Em 2012 a Secretaria da Cultura conseguiu  trazer representantes da Tribo Pitaguary , de Pacatuba, para participarem de uma apresentação na cidade. A mesma tribo foi tema de uma estudo de Término de Curso do Enfermeiro Luan Cavalcante.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License