EM 90 DIAS PORÇÃO NORTE DE ALCÂNTARAS PASSOU DE SECA À MAIS AGUADA
Estrada vicinal que liga Sobral à Alcântaras ( Foto: Freire Filho) |
A quadra invernosa no Ceará trouxe alívio para moradores de muitas cidades do interior onde nos últimos três meses tem sido de 'fartura de água'.
Na porção noroeste do Estado onde o Monitor da Secas registrou um recuo dos efeitos da estiagem. as chuvas tem sido mais intensas e pelo menos sete cidades da região concentram os maiores registros pluviométricos do Ceará até o momento.
Em Alcântaras, onde as precipitações também tem sido mais regulares e uniformes, a porção mais seca do município passou de um severo quadro de estiagem nos últimos noventa dias para um local onde riachos desaguam água da Serra até Vale do Acaraú. Devido a correnteza da água após as chuvas, as enchentes nas "cabeceiras de serra" provocaram a erosão de parte da estrada que liga Rosapolis a localidade de Boqueirão, em Sobral.
Em alguns trechos o calçamento também foi desfeito, mas homens a serviço da Prefeitura Municipal já realizam os trabalhos de recuperação na área onde a vegetação acinzentada em Dezembro de 2016, agora é um das mais úmidas e verdejantes da Serra da Meruoca.
Post.Francisco Freire