MUNICÍPIO AINDA DEPENDE DE ADUTORA PARA ABASTECIMENTO
Açude Pinga está seco desde agosto de 2014 ( Foto: Edilson Angelo) |
Com decreto de Estado de Situação de Emergência válido até o próximo dia 05 de abril, A Prefeitura de Alcântaras já estuda declarar novamente a situação ainda nesta primeiro semestre de 2017.
O motivo para que a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil não descarte esta possibilidade decorre porquê apesar das chuvas estarem acima da média neste primeiro trimestre, ainda não foi registrado recarga do Açude Pinga e o abastecimento continua a ser feito via adutora que trás água de Meruoca
De acordo com o Secretário de Agricultura, Francisco Luiz, as chuvas tem aliviado os efeitos da seca, mas em muitas comunidades o abastecimento tem sido garantido graças as cisternas de polietileno, de placa e calçadão que armazenam água das chuvas.
" Tem água nas cisternas, mas as nascentes dos riachos ainda continuam secas.Nós iremos estar nos reunindo dia 06/04 para junto com a COMDEC avaliar essa parte ai. No Ceará já tivemos uma capacidade de 70% chovidos acima da média, mas aqui em em Alcântaras não vimos isso e enquanto o município não se auto se sustentar no quesito água não podemos descartar a possibilidade de prorrogação do decreto", explicou o gestor.
Em todo o Ceará cerca de 104 cidades terão vencidos os decretos emergenciais referente a Seca e deverão avaliar os impactos das chuvas para definir pela prorrogação da situação em seus territórios submetendo a declaração ao reconhecimento por parte do Governo do Estado. Alcântaras que tem sido abastecido via adutora, depende exclusivamente da água vinda do Açude Jenipapo que após tratada é disponibilizada através da rede de distribuição da Cagece.
Post.Francisco Freire