PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SECO: IMAGENS RELEVAM SITUAÇÃO DO "ACUDE" PINGA

05 dezembro, 2016

 IMAGENS ÁREAS RETRATAM COLAPSO HÍDRICO EM ALCANTARAS
A direita da imagem jusante do Açude Pinga ( Foto Weider Freire)
Imagens recentes feitas por um piloto alcantarense retratam a atual situação açude pinga bem como as condição de preservação de seus principais efluentes e mata ciliar.
Os registros feitos por Weyder Freire revelam ainda que nada restou de água no reservatório que durante 20 anos foi o grande responsável por abastecer a sede do pequeno município e que atingiu seu volume morto ainda em agosto de 2013.
Com riachos secos e chuvas abaixo da média, a barragem chegou a acumular uma poça d'água em sua base no ano passado, porém deve chegar a próxima estação chuvosa com capacidade zerada. Na sua margem esquerda além de algumas construções já não é poca vegetação, do lado oposto alguns arbustos e paredões rochosos amortecem as águas da chuva que em duas décadas assorearam a bacia do açude revitalizado pelo Governo do Estado em 2014.
 Completamente seco, o açude que no passado era ponto turístico reflete o efeito da longa estiagem que castiga o município que sem chuvas que favoreçam o restabelecimento de fontes d'água atravessa o maior colapso hídrico registrado desde sua emancipação política.

Post.Francisco Freire
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License