CARIRI,SERTÃO CENTRAL E DOS INHAMUS TEM PIOR SITUAÇÃO
imagem reprodução |
Um novo mapa divulgado pelo Monitor de Secas no Nordeste (MSNE) revelou que quase 60% do território cearense apresenta quadros de seca extrema ou seca excepcional.
No Nordeste onde a severidade da seca é mais notória em cinco estados, além do Ceará sofrem com níveis críticos de estiagem o Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Em território cearense, de acordo com o monitoramento feito ( até agosto) as áreas mais afetadas eram a região do Cariri e parte do Sertão Central e Sertão dos Inhamus.
Ainda de acordo com a Funceme a noticia ainda pode ser pior, considerando que o quadro de estiagem tende a se intensificar até o final do ano e por conta da ausência de chuvas e a forte radiação solar pode ocasionar em uma consequente evaporação dos açudes já em níveis críticos de armazenamento.
Na Zona Norte, região pela qual está inserido as cidades de Alcântaras e Meruoca a legenda do mapa lista a situação da estiagem em uma " faixa de transição" de uma quadro de seca moderada/grave. No que diz respeito a reserva hídrica que socorre ambos os municípios o açude Jenipapo encontra-se com 75.31% de sua capacidade. Em todo o Estado, com base nos dados do Portal Hidrológico a situação é preocupante, considerando que dos reservatórios monitorados pela Cogerh apenas 1 açude encontra-se sangrando; 1 está com volume acima dos 90% e outros 129 tem cota abaixo dos 30%.
Post.Francisco Freire