ESTUDO DA CNC PREVÊ QUEDA NACIONAL NO VOLUME DE VENDAS EM 2016
Centro comercial em Alcântaras( Foto Edilson Angelo) |
Apesar de ser uma importante data e que favorece o aumento de vendas no comércio varejista o Dia dos Pais poderá registrar queda no volume de vendas em 2016.
Segundo um estudo divulgado pela Confederação Nacional do Comercio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) o faturamento poderá apresentar uma queda de 9.4% no pais em relação ao mesmo período do ano passado.Apesar da previsão nacional não ser otimista, no Ceará a expectativa é que ocorra o aumento em torno de 12% nas vendas do comércio varejista afirma a Fecomercio.
Em Alcantaras onde armarinhos, lojas, boutiques e mercantis apostam em um maior movimento na data, o próximo final de semana deve ser de boas vendas mesmo as ultimas datas comemorativas ( Páscoa, Dia da Mães, Dia dos Namorados) registrarem circulação de mercadorias abaixo do esperado.
A queda no podeR de compra do consumidor tem justificativa plausível devido a crise financeira pela qual o pais atravessa, O que segundo CNC, afetou o varejo que passa por uma crise muito, forte devido o encarecimento dos preço dos alimentos, o que impacta em menos dinheiro no bolso do consumidor, afirmou o economista Bentes em entrevista a Agência Brasil.
Já para a Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojista do Ceará, não há motivos para que o cenário varejista no Estado seja desanimador considerando que a queda nas vendas no período não deve ser tão drástica, embora as taxas de juros e a inflação dos preços acabem prejudicando setores dependentes de crédito, Revelou Ramalho Neto em matéria veiculada pelo Jornal o Povo.
Em Alcântaras, a expectativa é que os setores que envolvem alimentação, vestuário, perfumaria e bebidas sejam os mais beneficiados com a concretização de vendas.
Post.Francisco Freire