#QUEM TEM BOCA VAI A ROMA
Sem sombra
de dúvidas uma das maiores características de um bom brasileiro é reclamar. No
país com mais Leis no mundo a burocracia é dos principais motivos de tanto
estresse de quem enfrenta fila e mais filas em busca de um serviço.
Desde nosso
nascimento, a espera já é cogitada por aqueles que certamente dependem dos
serviços públicos e, assim seguimos até os nossos dias finais. Sistemas e mais
sistemas, canais e aplicativos e como sempre a velha história de que só o papel
comprova algo já informado anteriormente. Com tanta setorização dos serviços o
que seria um simples cancelamento acaba virando um processo por danos morais
para quem mesmo cansado de tanto esperar enxerga na justiça a última das
alternativas para resolver um problema. O fato que é grande parte das
instituições não solucionam uma reclamação na primeira tentativa e é necessário
muitas vezes uma denúncia para então conseguir pôr fim em algo que poderia ser
resolvido em uma única chamada/solicitação.
As empresas sempre sabem como e
onde encontrar seus clientes quando se trata em vender ou cobrar, mas geralmente
não estão disponíveis para recebe-los quando ocorre o inverso e nesse fogo
cruzado perguntamos: De quem é a culpa? Do Sistema, do Atendente, do Usuário...
Não! a culpa está em calar-se, pois como já dizia o ditado popular “Ninguém
sabe o que o mudo quer” e já pegando carona para quem não suporta tanta
transferência ou filas o melhor é botar a boca no trombone, pois “Quem tem boca
vai a Roma”
Por.
Francisco Freire