NÍVEL DO AÇUDE JENIPAPO BAIXOU EM 1% NOS ÚLTIMOS DOIS MESES
Do blog o Serrano
O principal reservatório da água superficial da Serra da Meruoca e único responsável por garantir água de consumo aos moradores das cidades de Alcântaras e Meruoca já sente os efeitos do quarto ano consecutivo de estiagem no Ceará.
O Jenipapo que teve volume aumentado no período de março abril deste ano até a última medição de seu espelho d'água, ocorrida no dia 08 de junho passado estaria com 46.51% de sua capacidade total.
Construído pelo Governo do Estado e monitorado de COGERH o reservatório além de alimentar as adutoras emergenciais das duas cidades serranas, recentemente passou a também abastecer via adutora o distrito de Anil, em Meruoca, além de diariamente fornecer água a caminhões pipa que realizam a distribuição a milhares de pessoas naquele município. Apesar o aumento de seu nível no inicio da estação chuvosa deste ano, o volume do açude foi reduzido em 4% no intervalo de julho de 2014 a julho de 2015 e deve ser motivo de alerta para seus usuários que devem enfrentar seis meses de verão até a próxima estação chuvosa.
Post. Reprodução