#INTERNET E A ÉTICA PROFISSIONAL
No Brasil
as últimas pesquisas de mercado apontam que a maioria das empresas estão mais
atentas na hora de contratar novos profissionais que desejam integrar seu
quadro funcional.
Com a febre das redes sociais um dos principais itens
avaliados pelas centrais de recrutamento e seleção sem dúvida consideram a
postura dos candidatos frente publicações, postagens e compartilhamentos via
internet.
O que muitos profissionais ainda não sabem é que a ética profissional
deixou de considerar apenas a visão da imagem do funcionário dentro da empresa
e também passou a avaliar seu comportamento fora de seus muros e nas mídias
sociais. Tal estratégia tem sido adotada porquê para muitas empresas,
principalmente as privadas, a vida pessoal de seus colaboradores pode
influenciar na imagem, credibilidade e até mesmo seriedade da empresa, quando
estes praticam e/ou adotam comportamentos que ameaçam sua integridade moral ou
se desencontram com os princípios e valores de seu local de trabalho.
Apesar a
medida, o que observa é que essa é uma realidade ainda distante da maioria das
repartições públicas, onde servidores com influentes cargos parecem esquecer da
função que assumem quando por trás das telas e em suas mensagens e/ou declarações
não consideram que além da sua imagem estes tem vida pública.
Por: Francisco Freire