COOPETAM ELEVA EM 16% O PREÇO DA PASSAGEM EM ALCANTARAS
O preço da passagem da rota que compreende um trecho de 30 Km no trajeto de Alcântaras a Sobral voltou a sofrer reajustes em 2015. A linha que é administrada pela Cooperativa dos Transportes Alternativos de Meruoca de Alcântaras -Coopetam passou de R$ 6 para RS 7 na pequena serrana.
O novo valor cobrado corresponde a 0,88% do salário mínimo e pelo novo calculo sofreu um aumento de 16,66%. No município onde o sistema de viagens intermunicipais funciona com rodízio, doze veículos fazem a rota Monsenhor Furtado - Viriato de Medeiros diariamente, porém mesmo como o aumento na tarifa o transporte continua ser feito em paus-de-arara, modelo D20.
Sem outra opção, passageiros que precisam deslocar-se até a Princesa do Norte, desembolsam em média R$ 12 a cada viagem e infelizmente ainda não dispõe de transporte seguro, regular e confortável.Devido as várias reclamações a COOPETAM até chegou a estipular lotação máxima de 15 pessoas por viagem, mas a medida de fato nunca vigorou e o transporte de passageiros continua a ser feito em precárias condições e com o "consentimento" do DETRAN que desde 2011 nunca finalizou o processo licitatório para a modernização da frota bem como da Prefeitura Municipal, que mesmo conhecedora do problema emite alvará de operação para este tipo de veiculo que conforme indica na documentação seria fabricado exclusivamente para o transporte de cargas.
Post.Francisco Freire