ÁRVORES CENTENÁRIAS PODERÃO SER CORTADAS EM COREAÚ
Uma cena comum quem vem acontecendo em muitas cidades cearenses infelizmente pode voltar a repetir-se no município de Coreaú, zona norte do Estado.
![]() |
Remoção de árvore em Praça do Distrito de Araquém |
Na cidade onde o Governo Municipal tem realizado reformas em algumas praças da sede e distritos árvores centenárias poderão ser removidas devido as obras de melhoria de infraestrutura em logradouros públicos.
Na última semana, a denuncia da possível derrubada de tamarineiras e outros arbustos que sombreiam há décadas algumas praças da antiga Palma foi alvo de críticas nas redes sociais. Em publicação o administrador do blog Araquém News, Hélio Costa demonstrou-se contrário a remoção dos árbutos citando o texto do também coreauense João Alberto Teles, que também descorda do posicionamento adotado pela Prefeitura de Coreaú: “A velha tamarineira, que querem cortar, viu os primórdios de fundação de nossa cidade, quantos de nós a subimos para comer-lhe os frutos, gerações e mais gerações se abrigaram sob sua sombra, seu tronco serviu para amarrar os belos cavalos de nossos antepassados. Não façam isto. Será um crime ecológico e um crasso erro político.”
Apesar da repercussão em Coreaú a derrubadas de árvores nativas e adaptadas ao semiárido foi também alvo de denuncias em Alcântaras, quando também por conta de reformas a Prefeitura Municipal derrubou mais de meia dúzia de castanholas para dar lugar a postes de concreto, placas e outras plantas exóticas como o Neem Indiano e as Palmeiras Imperiais.
Post.Francisco Freire