PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

ULTIMA: EM IPUEIRAS HOMEM DEVE PUNIDO POR MATAR CAHORRO

25 maio, 2013

 CRIME GEROU REPERCUSSÃO E  FOI DENUNCIADO AOS ÓRGÃO COMPETENTES


Ipueiras. A Polícia Civil deste município identificou o autor do crime ambiental ocorrido no último sábado, na localidade de Matriz, a 22 quilômetros da sede. Naquele dia, um homem maltratou e matou um cachorro a pauladas. O suspeito é um agricultor de 33 anos e confessou a autoria do crime no depoimento à Polícia na tarde de quinta-feira. Acompanhado da dona do cachorro, uma idosa de 76 anos, também não divulgada o nome, disse que matou o animal a mando da dona porque o animal estava doente, com calazar e ela estava com receio de que seus netos fossem acometidos da enfermidade, que é uma zoonose

De acordo com Luiz Felipe Araújo, escrivão de Polícia Civil da Delegacia no município, o processo será concluído e enviado para a Justiça. "Cópias do processo irão também para a Semace e Ibama, pois recebemos solicitações desses órgãos", disse, informando ainda que o estudante que denunciou o caso à imprensa também vai ser chamado para prestar depoimento.

"O estudante vai ser chamado para depor e esclarecer o motivo pelo qual não denunciou o fato de imediato à Polícia, que assim poderia ter feito o flagrante", explica o escrivão.

A Polícia mantém em sigilo o nome do autor e da idosa como forma de prevenir represálias, já que o fato indignou a população local e do País como um todo, ao ser divulgado pela TV Verdes Mares depois de denúncia e filmagem do estudante Dirceu Marques, tendo grande repercussão na mídia e redes sociais.

O escrivão informou ainda que o agricultor chorou ao depor e disse que não tinha conhecimento de que existe o Centro de Zoonoses no município, órgão responsável pelo cuidado e tratamento de animais com a enfermidade e que lá ele seria sacrificado - se fosse o caso - e não morto de forma cruel, como o vídeo do estudante mostra. O escrivão disse também que a idosa, aposentada, confirmou o pedido ao agricultor de que matasse o animal, mas que não sabia que ele iria executar o cachorro daquela forma cruel.

A Prefeitura Municipal, por meio do setor de Meio Ambiente, também está acompanhando o caso e garante que o autor será punido pela lei municipal, contida no Plano Diretor, e encaminhado à Justiça após apuração do caso. Flávio Brito, coordenador do setor, informou que o órgão está investigando e fiscalizando o caso e que soube por meio do Diário do Nordeste.

Repercussão
A matéria também foi publicada na Fan Page do Diário do Nordeste no Facebook e teve 351 compartilhamentos e 290 comentários. Na maioria deles, as pessoas mostravam sua indignação e repúdio ao ato de crueldade praticado pelo agricultor. Boa parte dos internautas clama por punição para o autor do crime contra o animal.

Reginaldo Araújo comentou assim: "Nossa legislação deveria ser mais eficaz, na punição de quem provoca um ato de pura covardia como esse...é revoltante, mas no nosso País quem mata gente não vai preso, quanto mais animais".

"Isso é desumano", destacou Bernardo Carvalho. Já Pérola Carvalho mencionou que "enquanto não mudarem as leis em favor dos animais esses monstros em forma de gente vão continuar matando".

Muitos internautas criticaram o autor da filmagem, destacando que ele poderia ter impedido ou denunciado o fato. Jane Alves opina dizendo que "...ao invés de socorrer o animal preferiu gravar o vídeo...na entrevista ele disse que estava com alguns amigos enquanto seguia o assassino. Então ele não salvou o cão porque não quis".

Sara Correia comentou "mais desumano ainda é quem prefere gravar uma cena dessas a salvar o animal". Adriel Franz também cobrou ação do estudante: "fala, fala, mas quero ver ir lá correr o risco de levar paulada na cabeça tentando salvar o animal".

Punição
A presidente da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa), Geuza Leitão, encaminhou denúncia para a Procuradoria de Justiça do Estado do Ceará acerca do caso. Segundo ela, o infrator deve ser punido com base no artigo 32 da Lei 9615/98, a Lei de Crimes Ambientais, que estabelece pena de 3 meses a um ano e multa para quem praticar ato de abuso e maus tratos a animais de qualquer espécie.

SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
 
Copyright © 2015. Blog Portal Jovem - Alcântaras-Ceará.
Design by Herdiansyah Hamzah. Published by Mais Template.
Creative Commons License